Ações desenvolvidas pela Prefeitura de Ivinhema e Fundação de Cultura de MS geram emprego e renda às famílias locais.
Um dos projetos da Prefeitura de Ivinhema, juntamente com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul é motivar o artesanato no Município e incentivar a arte com aspectos locais e regionais. Um exemplo disso é a Oficina de Cerâmica, oferecida gratuitamente a mulheres artesãs, realizada recentemente no CEDECA – Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, localizado no distrito de Amandina.
Ao todo, foram 120 horas de curso que se dividiram em duas etapas. A primeira de modelagem de peças com argila e a segunda foi designada à pintura dos produtos. E para coordenar este trabalho foi convocada uma especialista no assunto, a artesã Indiana Marques.
Ela que já recebeu diversos prêmios, inclusive um internacional, em Assis na Itália, ofereceu aprendizados de diversas técnicas para melhor aproveitar os trabalhos em argila. “Foi tudo muito produtivo. Tivemos uma preocupação de elaborar nossas atividades com as características dos produtos cultivados pela Agricultura Familiar”, destaca Indiana.
A artesã Michelle Dalila Padilha, que participa do núcleo de artesanato de Amandina, demonstrou muito interesse na oficina. “Já tinha feito uma outra capacitação. Mas essa foi boa para aperfeiçoar o trabalho. Pretendo participar de todas que acontecerem porque isso ajuda o nosso trabalho”.
Já a artesã Maria Doria, que também ministra aulas de pintura em núcleo de artesanato do Município fala que uma atividade como esta é fundamental. “Além de desenvolver a criatividade faz com que os produtos fiquem muito mais bonitos. É uma inovação em nossa região”.
Um dos idealizadores do projeto de artesanato no Município, o prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, não esconde seu contentamento com o bom resultado dos trabalhos. “Uma ação como esta mostra um pouco de Amandina, um pouco do nosso Município por inteiro. É um orgulho muito grande ver que ações como esta podem transformar a vida de muitas pessoas”.
Em todo o Município de Ivinhema, foram montados 16 núcleos de variados tipos de artesanato. Os produtos confeccionados são vendidos nas Casas de Cultura, uma em Ivinhema e outra em Amandina.
Artesanato em SP - O artesanato do Município de Ivinhema já foi exposto em cidades como Bonito, Campo Grande, Rio de Janeiro e mais recentemente na 5ª Edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, realizado entre os dias
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

INSS: reembolso de desconto ilegal começa dia 24; saiba como aderir

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025
Mais Lidas

Jovem de Caarapó segue internado em estado grave após acidente entre Vicentina e Fátima do Sul

Engenheiro agrônomo de Dourados morre em acidente em Minas Gerais

Frente fria avança e derruba temperaturas; veja quando o frio chega

Glória de Dourados se despede do Domingos Rufino e do José o 'Pavão', Pax Oliveira informa o velório
