Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Artesanato de MS estará em rede nacional neste domingo

17 Out 2009 - 09h39Por Fátima News, com Assessoria

Neste domingo, o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo, apresenta a cultura e o artesanato de Mato Grosso do Sul. Representando o Estado, estão as empresárias Claudia Castelão, com a Flor de Xaraes e Isabel Doering Muxfeldt, com as Jóias do Pantanal. Em comum, estas mulheres têm a criatividade com que desenvolveram seus potenciais inovadores, transformando matéria-prima regional, em peças únicas e com a cara sul-mato-grossense.

Constantemente o artesanato regional vem se destacando no mercado brasileiro e se expandindo até mesmo para fora do país. Por sua diversidade e características pantaneiras, valorizam o que difere a nossa cultura e utiliza materiais genuinamente locais ou que seriam descartados, para produzirem arte, desenvolverem o potencial econômico e profissional do grupo e ainda divulgar as criações do Estado.

A “Flor de Xaraés”, de Cláudia, remete a uma lenda indígena, sobre um amor proibido entre a filha de um fazendeiro e um jovem peão. Para provar seu amor, o peão precisaria dar à amada, uma flor que resistisse ao tempo, e assim nasceu a flor de xaraés, feita com madeira, mas que tem sua produção sigilosa.

A artesã trata da criação de suas flores como grande mistério, um segredo que ela não revela. A flor é feita de madeira, mas o tipo de madeira e nem a forma como a peça é montada são revelados. É um segredo que possui até perfume. Cláudia, que já ganhou um prêmio nacional por sua arte, vende as flores para todo o Brasil e outros sete países.

Mantendo a linha de valorização regional, nas Jóias do Pantanal, a empresária e designer Isabel, juntamente com sua irmã, Anita, se propôs a transformar chifre de boi, geralmente utilizado apenas para a produção de cuias e berrantes, em belíssimas jóias que estão conquistando o mercado de Mato Grosso do Sul e de países como Espanha e Suiça. Atualmente a equipe conta com mais sete pessoas, entre produtores, cortadores e artesãos.

O grupo, que hoje fabrica as biojóias ajuda também a evitar o desperdício de matéria-prima, que é resistente e duradoura, e passaram a produzir jóias com a cara da cultura sul-mato-grossense, que além de ser inovadora, também valoriza o Estado. A artesã viu na possibilidade de utilizar uma matéria regional para criar moda, ultrapassar barreiras, e indicar o quanto nossa cultura é rica, se bem aproveitada.

Exibição

O programa vai ao ar no domingo, 18, pela TV Globo, às 6h30 da manha, horário local. Na segunda-feira, 19, haverá uma reprise, às 5h30 da manhã, e à meia noite dos dias, 22 e 23, pelo Canal Futura.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente