Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Artesanato de Jardim é tema de Exposição no Aeroporto

27 Jul 2006 - 16h00

Desde a última quinta-feira, 20 de julho, a exposição “MS Mostrando a Sua Cara”, que acontece no Aeroporto Internacional de Campo Grande, conta com a mostra de peças artesanais do município de Jardim. A exposição é realizada pela Federação das Associações Cooperativas, Núcleos de Produção de Artesãos de Mato Grosso do Sul (Fenart) e Associação dos Artesãos (Artems) em parceria com o Sebrae.

 Segundo o consultor do Sebrae, Jorge Tadeu Veneza de Barros, o objetivo do evento é divulgar o artesanato de Mato Grosso do Sul, e integrá-lo ao turismo, viabilizando novos canais de comercialização. “Nós queremos que os dois setores caminhem juntos, e que as pessoas conheçam esse trabalho”.

A presidente da Fenart, Beatriz Soares Borges de Barros diz que a exposição está superando a expectativa dos artesãos, e que a intenção é mostrar o artesanato do Estado. “Nós estamos incentivando os municípios a participarem dessa exposição. Esperamos que os 77 municípios apresentem a beleza do artesanato que produzem. Assim, ao chegar ao Aeroporto o turista já pode conhecer um pouquinho do que vai encontrar no destino”.

A mostra que reúne peças de Jardim fica em exposição até domingo, 30 de julho. “Fizemos um acordo para que daqui 60 dias outros municípios também participem da exposição. Cada município fica 10 dias com os produtos em exposição. O município de Miranda foi o primeiro a participar da mostra, seguido por Porto Murtinho”.

Fazem parte da mostra peças em madeira, osso e couro (mesas, petisqueiras, jacarés entalhados, taboas de frios, cinzeiros, jogos de talheres, porta panelas, entre outros) dos grupos produtivos Arte e Osso, Associação Mor e Mãos a Obra. A segunda mostra acontece no mês de outubro. “Estamos vendo quais os municípios que já estão preparados para participar da segunda etapa”.

A exposição tem o apoio do Sebrae, da Fundação de Turismo, e das prefeituras, está aberta à visitação do público das 9 às 22 horas, durante toda a semana, até o dia 30 de julho. O evento faz parte das ações da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR) do APL de Turismo e Artesanato de Campo Grande e Região. As diversas peças de artesanato vão ambientar o hall de entrada do Aeroporto.

GEOR - A GEOR é uma nova metodologia de trabalho elaborada pelo Sebrae Nacional que ajuda no gerenciamento de projetos, tornando as ações mais efetivas e transparentes para a sociedade. As ações serão desenvolvidas num período de três anos visando aumentar a ocupação nos segmentos turísticos e o número de peças comercializadas do artesanato. Dentre as principais ações a serem desenvolvidas podemos destacar a estruturação de roteiros turísticos municipais e regionais, inserção de artesanato nos empreendimentos turísticos, núcleo de inovação e design em artesanato, missões técnicas e caravanas de negócios.

 

Parceiros - O projeto é desenvolvido em parceria com a ABAV, ABBTUR, Abrasel, Abratur, Actur, Artems, Buriti Suíte Hotel, Campo Grande Pantanal Convention and Visitors Bureau, Facsul, FES, Fundac, Fundtur, IESF, Gopan, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Instituto Aca Expedições, Instituto Íntegra, NIDA/UFMS, Sinart, UCDB, Unaes, Uniderp e prefeituras de Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Rio Negro e Sidrolândia.
 
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho