Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Arte em pratos de porcelana é atração cultural e turística no MS

22 Out 2009 - 10h00Por Região News

Semblantes de jovens índios, roedores e mamíferos silvestres, pássaros e insetos naturais do Pantanal e até animais exóticos à região, como o boi (hoje adaptados), são algumas das imagens que estão transformando em arte um objeto mais comum nas cozinhas em todo o mundo: o prato de porcelana. Através de pintura a mão e “queima” durante cinco horas em fornos próprios a 750 graus celsius, o prato transforma-se em obra artística além de delicada, vistosa e, ao mesmo tempo, imponente peça de decoração.

A novidade está marcando a abertura do Pantanartes – Espaço Cultural, que a partir desta semana recebe o público com peças das mais diversas manifestações do artesanato e das artes plásticas sul-mato-grossenses. Em nenhuma delas há produção em série. Os pratos de porcelana, por exemplo, são pintados individualmente (unidade por unidade) por artistas regionais a partir da estilização de imagens reais. Portanto, cada objeto é único.

 

Além de disputados como arte e referências para decoração, os pratos “queimados” tornam-se peças de porcelana vidrada e ainda podem ser utilizados em jantares e banquetes mais suntuosos. Já os pratos em porcelana fosca - também disponíveis no Pantanartes – servem somente como peças de ambiente.

 

Boa parte dos artistas que produzem para a Pantanartes trabalha com tintas francesas e alemãs, específicas para porcelana e posterior queima. Também são usados pincéis franceses. “Muita gente ligada à decoração, cultura e turismo está se encantando com estas porcelanas; são excelentes e ricas recordações para qualquer pessoa que visita o Centro-Oeste brasileiro, além de revelar bom gosto e responsabilidade ambiental”, comenta o diretor do Pantanartes, Haroldo Maiolino.

 

O novo espaço cultural da capital sul-mato-grossense funciona de segunda a sexta das 9 às 18 horas e aos sábados das 9 às 12 horas, na Rua Eduardo Santos Pereira, 1231 – entre as ruas Brasil e 25 de Dezembro, no Bairro Monte Castelo. A entrada é gratuita. São aproximadamente 300 m2 de produção artística regional, mas o local ainda será ampliado.

 

“Estamos adaptando cerca de mais 200 m2 para realização de vernissages, mostras individuais e coletivas, lançamentos literários, espaço gastronômico e musical; em breve estaremos recebendo currículos e propostas de artistas regionais para avaliação e posterior agendamento”; revela Maiolino. Outras informações sobre o espaço cultural podem ser obtidas com o próprio diretor através do fone (67) 3306-2704 ou pelo msn: pantanartes@hotmail.com .

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda