Um estudo publicado recentemente na Revista Arquives of Internal Medicine mostra que pessoas que consomem grandes quantidades de arroz branco possuem maior chance de desenvolver diabetes tipo 2. Isto acontece porque o arroz branco, presente em praticamente todas as refeições dos brasileiros, é uma grande fonte de amido. “O arroz branco passa por um tratamento que elimina a casca dentre outros fatores tornando-o uma fonte de amido com maior capacidade de absorção”, explica Dra. Carolina Ynterian, bioquímica e Diretora da Linha Confirme de autotestes. No organismo o amido é convertido em glicose, justamente o que causa a diabetes.
Para evitar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 o ideal é cuidar da alimentação, ingerir alimentos como o arroz branco com moderação e se possível substitui-lo pelo arroz marrom, praticar atividades físicas regularmente, além de monitorar periodicamente o nível de glicose no organismo. Isto pode ser feito através de autotestes caseiros que através da urina detectam de forma rápida e segura a quantidade de glicose presente no organismo.
Saíba como funciona o autoteste Tiras de Glicose da Linha Confirme:
O procedimento é simples, uma tira deve ser mergulhada no recipiente onde foi coletada a urina. Após 2 segundos, a tira deve ser retirada do recipiente. Feito isso, em cerca de 30 a 60 segundos o resultado aparecerá. A cor da tira deve ser comparada com a da escala de cores presente no frasco ou na embalagem. O teste deve ser realizado mais ou menos 2 horas após a primeira refeição do dia.
Sobre o diabetes
A diabetes é uma alteração na produção do hormônio insulina. O hormônio é produzido pelo pâncreas e é responsável por transformar o açúcar (glicose) em energia para o funcionamento do corpo. Quando a pessoa sofre de diabetes, o pâncreas produz pouca insulina fazendo com que o açúcar fique acumulado no sangue.
A doença provoca alguns sintomas no paciente, entre elas, a sede e fome excessiva, emagrecimento, sonolência, fraqueza, tontura, formigamento, aumento de vezes que se urina, entre outros.
A longo prazo, a doença pode causar perda de visão, derrame, infarto, hipertensão, impotência sexual, doenças pulmonares e insuficiência renal. Por isso é importante diagnosticar logo no início.
O teste Tiras de Glicose pode ser adquirido em farmácias e drogarias ou através do site: www.confirme.com.br. O teste custa cerca de R$10,00 e a embalagem vem com 20 tiras reagentes que permitem verificar se há glicose na urina.
Leia Também

Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas

Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos

Mãe e filho são executados e corpos escondidos dentro de sofá velho jogado em lote baldio

Governo amplia Auxílio Brasil e mais 23,7 mil famílias vão receber em MS

Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça

Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas

Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos

Petrobras anuncia corte de R$ 0,20 no preço do diesel

Senado aprova regras que podem dispensar perícia médica do INSS
