Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Argentina quer ampliar cooperação eleitoral com o Brasil

30 Nov 2004 - 09h13
Em 2007, a cidade de Buenos Aires poderá ter a votação totalmente informatizada - com urnas eletrônicas brasileiras - nas eleições gerais para presidente da República e governadores de todas as províncias argentinas.

Essa possibilidade começou a ser discutida em Buenos Aires, durante encontro do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Sepúlveda Pertence, com os presidentes do Partido por El Cambio, Mauricio Macri, e da Comissão de Segurança Interior da Câmara dos Deputados da Argentina, deputado Cristian Ritondo.

Os parlamentares argentinos manifestaram interesse em ampliar a cooperação eleitoral entre os dois países, iniciada em 2003, quando o voto informatizado foi testado com sucesso em algumas regiões do país. A idéia é aproveitar a eleição argentina de 2006, quando dois terços do Senado e metade da Câmara dos Deputados serão renovados, para implantar um projeto piloto que serviria de preparação ao processo eleitoral de 2007. Buenos Aires abriga cerca de 20 milhões dos 39 milhões de habitantes do país.

O presidente do TSE, ministro Sepúlveda Pertence, fez palestra ontem, em Buenos Aires, sobre o sistema brasileiro de votação eletrônica, no salão de conferências da Câmara dos Deputados. A convite do presidente da Câmara, deputado Eduardo Camaño, Pertence falou sobre a evolução do sistema eleitoral brasileiro desde a criação do TSE, em 1932, até os dias atuais, quando a eleição é totalmente informatizada e cem por cento do eleitorado registram seus votos em urnas eletrônicas.

Para uma platéia formada por parlamentares e representantes dos partidos políticos argentinos, Pertence destacou a legitimidade, a rapidez e a segurança do voto digital, e reiterou a decisão da Justiça Eleitoral brasileira de disponibilizar suas urnas eletrônicas para os demais países latino-americanos como forma de contribuir para a consolidação da democracia no continente.

A palestra do presidente do TSE agradou o deputado Cristian Ritongo, um dos principais defensores da utilização da urna eletrônica nas eleições gerais de 2007. Ritongo, que participou como observador da eleição presidencial de 2004, no Brasil, disse ter ficado impressionado com a eficácia, a segurança e a agilidade da votação e apuração do voto digital. Ele é um dos líderes do movimento para a criação de uma lei especifica que autorize a implantação do voto eletrônico na Argentina já para a eleição de 2007.

Sepúlveda Pertence também participou, ao lado do senador Eduardo Suplicy e do vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Luiz Piauhylino, da reunião dos presidentes dos Parlamentos da América do Sul e do México.

 
As informações são do TSE.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis