A área de trigo nesta safra deverá se manter igual em relação a de 2006 no município de Dourados, considerado o berço da cultura no Estado, com o plantio de 5.000 hectares, informa o Correio do Estado. O jornal lembra, por outro lado, que se for levado em conta a procura por sementes nas cooperativas e revendas de insumos há a expectativa de uma safra um pouco maior.
Segundo o Correio, o prazo para o plantio se estende até o dia 30 de abril para Dourados, conforme as normas do zoneamento agrícola, e vai até o dia 10 de maio para Ponta Porã e a região da fronteira. Dependendo das condições climáticas até essas datas, o trigo poderá ter uma área superior à prevista pelo IBGE, cita o diário.
O Correio lembra que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento manteve em R$ 450 a tonelada de trigo para Mato Grosso do Sul nesta safra, equivalente a R$ 27,10 a saca. O preço mínimo é pago em operações realizadas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), diz o jornal.
Em Dourados,segundo o Correio, a principal área produtora de trigo se encontra no distrito da Picadinha. A cooperativa Copasol, localizada perto dessa localidade, comercializou 20 mil sacas de sementes, suficientes para o plantio de aproximadamente 7.000 hectares. Na região do Barreirão também existem cultivos, mas em menor escala, como lembrou o agrônomo Gilberto Bernardi, do Banco do Brasil, entrevistado pelo jornal.
Como em anos anteriores, o BB está financiando o custeio do trigo para agricultores considerados tradicionais na cultura, que é de risco climático na região sul do Estado devido aos veranicos e às geadas, ressalta o diário.
Na semana passada, a Comissão Regional de Estatísticas Agropecuárias (Corea), do IBGE, projetou o plantio de 5.000 hectares de trigo em Dourados e uma produtividade média de 2.100 quilos – ou 35 sacas/ha. Se tudo correr bem para a triticultura, serão colhidas cerca de 10.500 toneladas, calcula o Correio.
As previsões meteorológicas não são muito animadoras nesta segunda quinzena de abril, cita o jornal. O Climatempo, por exemplo, prevê chuvas mais intensas apenas no dia 30 de abril e 1º de maio, num acumulado em torno de 31 milímetros. Até lá, os prognósticos são de pancadas fracas e isoladas na região de Dourados, prevê o Correio.
Mídia Max
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Motociclista morre em batida frontal com caminhonete

Explosão de carreta carregada com etanol causa incêndio de grandes proporções

Veja onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Confira as datas, fatos e feriados de abril de 2025

Chuvas bloqueiam trecho de serra e deixam pessoas ilhadas em Ubatuba
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Deodápolis se despede de Francisco e Vagner, informa a Pax Oliveira
