Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de novembro de 2021
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS

Arceno sanciona Lei que incentiva a Cultura em Glória de Dourados

17 Fev 2010 - 13h58Por Demerval Nogueira / Fátima News

Atendendo solicitação do prefeito Arceno Athas Júnior a Câmara Municipal de Glória de Dourados aprovou em reunião extraordinária o projeto de lei, que cria o Fundo de Investimentos Culturais do Município de Glória de Dourados (FIC/GD). Já sancionado pelo Poder Executivo e transformada na Ler Municipal nº. 801, de 26 de janeiro de 2010, transformando-se em um instrumento de execução da política municipal de Cultura, tendo como finalidade prioritária o apoio a projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, a fim de estimular e fomentar a produção artístico-cultural do município gloriadouradense.

O FIC/GD está vinculado à Fundação Municipal de Cultura, gerenciados por intermédio da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec). O prefeito Arceno Athas agradece o apoio da Câmara de Vereadores, que aprovou por unanimidade o projeto e esclarece, “nosso objetivo com a criação do FIC/GD, é apoiar a criação, produção, valorização e difusão das manifestações culturais, com base no pluralismo e na diversidade de expressão”, destaca o prefeito argumentando ainda, “objetivamos promover o livre acesso da população aos bens, espaços, atividades e serviços culturais, além de estimular o desenvolvimento cultural do nosso município em todas as suas regiões, de maneira equilibrada e considerando o planejamento e a qualidade das ações culturais”.

O FIC/GD também tem por objetivo apoiar as ações de preservação e recuperação do patrimônio cultural, material e imaterial do município, além de incentivar a pesquisa e a divulgação do conhecimento, em especial sobre a organização da cultura e a renovação das linguagens artísticas. O Fundo visa incentivar o aperfeiçoamento de artistas e técnicos das diversas áreas de expressão da cultura e ainda promover o intercâmbio e a circulação de bens e atividades com outros municípios, destacando a produção gloriadouradense e valorizando os modos de fazer, criar e viver dos diferentes grupos formadores da sociedade.

O diretor municipal de Cultura, professor, ator e arte-educador Fábio Germano salienta que, “os projetos a serem financiados pelo FIC/GD deverão incentivar a produção cultural do nosso município, enquadrando-se em uma ou mais áreas artístico-culturais, como, artes cênicas, artes plásticas, fotografia, cinema e vídeo, artesanato, folclore, biblioteca, arquivo, literatura, música, museu entre outros aspectos dentro da área cultural”, diz Germano atrelando ainda, “é um passo extremamente importante em nome da cultura e da arte em Glória de Dourados”.

Leia Também

TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua