Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Arceno “rateia” FUNDEB com professores da Reme em Glória de Dourados

23 Dez 2009 - 06h47Por Demerval Nogueira / Fátima News

O prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior (PSB) pela primeira vez produz um fato inédito na história do município, ou seja, providenciou o rateio dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), regulamentado através da Lei nº. 11.494, de 20 de junho de 2007, que dispõe sobre a aplicabilidade dos recursos educacionais em variados setores da Educação Básica em nosso País. O Fundeb repassado aos cofres municipais é distribuído da seguinte maneira, 60% para gastos com pessoal do corpo docente, especificamente diretores, coordenadores e professores, aqueles que estão ligados diretamente à classe de aula.

 

 

O restante, 40% refere-se às despesas de custeios. O prefeito Arceno Athas explica, “é necessário que se cumpram às leis que regem e disciplinam o ordenamento jurídico-contábil da administração pública em nosso país, e que, a aplicabilidade dos recursos públicos merece respeito”, enfatiza Athas adiantando ainda, “o rateio do Fundeb, colocado em prática pela primeira vez na história da administração pública de Glória de Dourados, é a demonstração da seriedade do nosso governo quando se trata de recursos públicos. Portanto, tudo aquilo que for de direito da Educação, nós vamos repassar exclusivamente para a Educação, e assim, sucessivamente”.

 

 

Professores, diretores e coordenadores ficaram felizes e ao mesmo tempo perplexos, felizes, com o repasse do rateio, perplexos, porque nunca tinham visto isto antes. Elogiaram o prefeito Dr. Arceno Athas por esta medida de tamanha envergadura, e pela forma democrática, eficaz e o verdadeiro cumprimento dos compromissos com os profissionais da Educação do município. Neste primeiro ano de mandato do prefeito Arceno Athas Júnior cumpriu-se as determinações estabelecidas na lei de sustentabilidade do Fundeb, ou seja, o prefeito providenciou o chamado “Rateio do Fundeb”, respeitando fielmente aos princípios da lei.

 

 

O rateio, embasado na sobra dos recursos do Fundo, somente no que se refere aos 60%, chegou à importância de R$ 136.438,51, recursos acumulados durante a temporada 2009, que foram devidamente rateados aos diretores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), de conformidade com os períodos de aulas, carga horária, bem como, melhor distribuição do rateio aos professores, diretores e coordenadores que participaram efetivamente dos cursos de aperfeiçoamentos patrocinados pela Prefeitura local via secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS