Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Arceno quer austeridade e mutirão em Glória de Dourados

6 Out 2009 - 18h00Por Demerval Nogueira / Fátima News

O prefeito Arceno Athas Júnior (PSB) reuniu-se com seu alto escalão e pediu mais seriedade nos gastos públicos em cada secretaria e departamento. Esclareceu sobre as dotações orçamentárias e falou sobre as rubricas do orçamento e comentou sobre o excesso de arrecadação dizendo que, “o Orçamento Municipal está no limite”. Explanou os gastos extras que, generalizadamente acontecem no cotidiano da administração, mencionando que eles afetam sobremaneira o OGM. Pediu mais austeridade com referências aos gastos exacerbados. “É preciso entender que nós precisamos de qualquer maneira fazer economia, custe o que custar!”

 

 

O prefeito foi taxativo alertando, “todos os secretários, assessores e diretores tem que traçar metas, porque os recursos são escassos e tem que ser priorizados absolutamente para o indispensável”. Arceno falou sobre o poder de arrecadação no município alertando ser insignificante, principalmente as tarifas de água consumida, que estão muito abaixo do preço. “É necessário que façamos um reajuste condizente com a realidade nas tarifas de água consumida pelos 3.100 consumidores”, e foi mais longe afirmando, “o Tribunal de Contas do Estado proíbe o município de ‘patrocinar’ o abastecimento de água, e do jeito que está não é ilegal, segundo interpretação do TCE”. O prefeito falou que tem levado diversos vereadores a vários municípios para averiguarem de perto os valores das tarifas e se conscientizarem da necessidade de reajustar as mesmas em Glória de Dourados.

 

 

O prefeito esclareceu ainda sobre as prioridades básicas a serem desenvolvidas tais como, o ‘Mutirão da Limpeza’ que será realizado na 2ª quinzena deste mês, de 15 a 30. Informou o prefeito que o regime de mutirão irá acontecer em todos os setores da administração municipal. Para a secretaria municipal de Saúde (SMS), limpeza generalizada em todos os setores abrangentes a área. Cabe a secretaria municipal de Infraestrutura (Seinfra) mapear a cidade e destacar dias para recolher entulhos. O prefeito salienta que, “fora do prazo estabelecido os que jogarem entulhos em logradouros públicos terão seus nomes enviados ao Ministério Público, para as devidas providências cabíveis”. As demais secretarias também participarão na colaboração das demais e também resolverem outros problemas do cotidiano administrativo. Os departamentos, escolas da Reme e outros, também terão que participar coletivamente deste regime de mutirão. Conforme o prefeito, a programação tem que ser impreterivelmente cumprida até o dia 30 de outubro, em todos os quadrantes da cidade e também nos conjuntos habitacionais, inclusive com limpeza do cemitério e pintura do muro. “Este trabalho tem que ser feito agora, porque a partir do mês de janeiro e fevereiro nós vamos priorizar a recuperação das escolas da Reme, porque elas necessitam de um reparo geral em todos os aspectos, para o ano letivo de 2.010”, dimensiona Athas afirmando ainda, “é um ano difícil, porém estamos superando e, muitas coisas foram feitas só não vê quem não quer”.

 

 

Durante a reunião que durou três horas no auditório do Defap, o prefeito Arceno Athas esclareceu também alguns aspectos relativos ao Mercado do Produtor, local que se realiza a Feira Livre. “A Prefeitura a partir de agora só vai arcar com as despesas do consumo de água do Mercado do Produtor, as demais, os feirantes e os locatários se responsabilizarão”. Finalizando o prefeito argumentou, “é preciso estabelecer um gerenciamento administrativo adequado e vamos providenciar um verdadeiro corte nas despesas de custeios”, prosseguindo estabeleceu ainda que, “no setor de saúde queremos ver a Maternidade da Mãe Pobre funcionando corretamente, porque todos os meses nós repassamos os recursos dos plantões médicos; caso o médico não esteja de plantão ou não quer atender, a família do paciente deve imediatamente procurar o Ministério Público para que tome as providências necessárias”, detalhou o prefeito deixando bem claro, “a Maternidade, que é mantida pelo Lions Clube recebe recursos da União, Estado e Município, então, eles também tem que promover algo que angarie recursos e não ficar somente com as benesses e o nome de mantenedor do hospital. Assim é fácil tocar uma instituição filantrópica utilizando somente recursos dos governos e não promover nada para melhorar a prestação de serviços à população”, conclui o prefeito.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente