Menu
BANNER IMPRESSORAS
segunda, 15 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Arceno promete aterro sanitário para 2010 em Glória de Dourados

31 Out 2009 - 10h40Por Fátima News com informações do Agora Glória

Até meados de agosto do ano que vem Glória de Dourados terá seu aterro sanitário em nova área, prometeu ontem à tarde o prefeito Arceno Athas Júnior (PSB) (foto), que havia regressado de manhã da viagem a Brasília.

Acrescentou que ele está cumprindo ao pé da letra tudo o que o promotor e o juiz determinaram na ação civil pública de 2003 na questão do lixão, a herança nefanda que ele teve de administrações anteriores.

Isso se refere à recuperação da área degradada e execução do centro de reciclagem.

Esgoto

O prefeito explicou que o problema do tratamento do esgoto da cidade é técnico. “Nós pegamos crua a Estação de Tratamento de Esgoto. Este ano conseguimos a licença prévia e pedimos a de instalação. Agora, estamos realizando uma série de adequações e de modalidades técnicas para obter a Licença de Operação do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul”, contou Arceno.

Explicou que o sistema adotado para a ETE de Glória é o de fermentação anaeróbica, ou seja, em caixa fechada sem exposição ao ar, e para ele funcionar é preciso um volume significativo de dejetos.

É nisso que o prefeito vai trabalhar, agora. A ligação de esgoto feita há uns meses na Av. Presidente Vargas somada aos dejetos da limpeza de fossas não é suficiente. Então, é preciso realizar a captação do esgoto de toda a área central e, quando estiver pronta, se obtém a licença prévia do Imasul.

“Para a rede de esgoto já temos 1 milhão e 300 mil reais advindos de emenda parlamentar do senador Valter Pereira, verba que já está liberada, o convênio já está assinado e só falta a liberação técnica do processo”, disse Arceno.

Segundo o prefeito, até o final do ano que vem 40% da rede de esgoto vai estar pronta.

Informou ainda que obteve 700 mil reais da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para melhorar a infraestrutura e o atendimento de Saúde no município.

Disse que, na Capital Federal, esteve com todos os três senadores de MS – Delcídio do Amaral (PT), Marisa Serrano (PSDB) e Valter Pereira (PMDB) - e com quatro deputados federais junto aos quais angariou recursos para colocar em prática a Cidade Digital, reformar praças e fazer mais asfaltamento na cidade.

Informou, ainda, que manteve conversações no Sistema Único de Convênio, um órgão interministerial, sobre projetos já lançados.

Tapa-buracos

Arceno disse que hoje começaram os trabalhos da operação tapa-buracos do asfalto na Av. Presidente Vargas que abrangerão todas as ruas pavimentadas da cidade.

“Até sábado, antes de finados, vamos ter tampados todos os buracos”, prometeu o prefeito.

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas