Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 25 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Arceno promete aterro sanitário para 2010 em Glória de Dourados

31 Out 2009 - 10h40Por Fátima News com informações do Agora Glória

Até meados de agosto do ano que vem Glória de Dourados terá seu aterro sanitário em nova área, prometeu ontem à tarde o prefeito Arceno Athas Júnior (PSB) (foto), que havia regressado de manhã da viagem a Brasília.

Acrescentou que ele está cumprindo ao pé da letra tudo o que o promotor e o juiz determinaram na ação civil pública de 2003 na questão do lixão, a herança nefanda que ele teve de administrações anteriores.

Isso se refere à recuperação da área degradada e execução do centro de reciclagem.

Esgoto

O prefeito explicou que o problema do tratamento do esgoto da cidade é técnico. “Nós pegamos crua a Estação de Tratamento de Esgoto. Este ano conseguimos a licença prévia e pedimos a de instalação. Agora, estamos realizando uma série de adequações e de modalidades técnicas para obter a Licença de Operação do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul”, contou Arceno.

Explicou que o sistema adotado para a ETE de Glória é o de fermentação anaeróbica, ou seja, em caixa fechada sem exposição ao ar, e para ele funcionar é preciso um volume significativo de dejetos.

É nisso que o prefeito vai trabalhar, agora. A ligação de esgoto feita há uns meses na Av. Presidente Vargas somada aos dejetos da limpeza de fossas não é suficiente. Então, é preciso realizar a captação do esgoto de toda a área central e, quando estiver pronta, se obtém a licença prévia do Imasul.

“Para a rede de esgoto já temos 1 milhão e 300 mil reais advindos de emenda parlamentar do senador Valter Pereira, verba que já está liberada, o convênio já está assinado e só falta a liberação técnica do processo”, disse Arceno.

Segundo o prefeito, até o final do ano que vem 40% da rede de esgoto vai estar pronta.

Informou ainda que obteve 700 mil reais da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para melhorar a infraestrutura e o atendimento de Saúde no município.

Disse que, na Capital Federal, esteve com todos os três senadores de MS – Delcídio do Amaral (PT), Marisa Serrano (PSDB) e Valter Pereira (PMDB) - e com quatro deputados federais junto aos quais angariou recursos para colocar em prática a Cidade Digital, reformar praças e fazer mais asfaltamento na cidade.

Informou, ainda, que manteve conversações no Sistema Único de Convênio, um órgão interministerial, sobre projetos já lançados.

Tapa-buracos

Arceno disse que hoje começaram os trabalhos da operação tapa-buracos do asfalto na Av. Presidente Vargas que abrangerão todas as ruas pavimentadas da cidade.

“Até sábado, antes de finados, vamos ter tampados todos os buracos”, prometeu o prefeito.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Mãe vê partes íntimas vermelha, pergunta e filha de 2 anos aponta paro o tio
ACASALAMENTO DE COBRAS
Casal sucuri acasalando em rio assusta e impressiona turistas; veja vídeo
MEIO AMBIENTE
O número médio anual de relâmpagos do país aumentará para 100 milhões
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, Brasil registrou mais 135.080 casos e 296 mortes por covid-19
Fábrica de placas solares  ENERGIA SOLAR
Brasil atinge 1 milhão de consumidores com geração própria de energia solar
BRASIL 622.205 MORTES
Com recorde de 204.854 novos casos, Brasil registra 350 óbitos em 24 horas
ALARMANTE
Brasil bate recorde de casos diários de covid-19 com 204,8 mil
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab ainda tem 916 vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs em SC e RS
BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52