Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Aprovado na 1ª votação o novo código tributário de Dourados

18 Dez 2009 - 14h47Por Mídia Max

 

A Câmara de Vereadores aprovou em 1º votação, a reforma no código tributário de Dourados. São várias emendas que regularizam a cobrança no município. O projeto de lei é polêmico. Na semana passada entidades chegaram a apontar vários itens, que segundo eles, prejudicavam a população. Elas pediam para que o projeto fosse votado em 2010.

Durante a sessão da Câmara hoje, os parlamentares analisaram e decidiram aprovar o projeto. Primeiro foi feita uma inversão de pauta para que todas as comissões pudessem avaliar o projeto e depois a suspensão por mais de 20 minutos. Os vereadores entenderam que não há falhas no projeto e que ele deve favorecer a população. A aprovação foi por unanimidade.

Na semana passada, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Dourados, Odacil da Costa Barbosa Junior, explicou ao Douradosagora que dos artigos avaliados, 12 deles apresentam medidas que oneram o contribuinte ou são inconstitucionais. Ao detectar essas falhas, o contabilista explica que os representantes das cinco entidades propuseram uma nova redação de alteração do projeto, com justificativas.

Um deles (artigo 161, item I) trata da prestação de contas das empresas construtoras, incorporadoras e imobiliárias, que segundo o projeto, deverá também fornecer informações à prefeitura. Na prática essas informações já são repassadas à Receita Federal. “O contribuinte já tem o ônus de prestar informações imobiliárias através do Dimob, assim como também aos cartórios”, disse o contador, que esclarece que a prefeitura deveria compartilhar informação com a Receita.

Assim como esse artigo vários outros merecem atenção especial, segundo as entidades, como é o caso das situações previstas para a abertura de empresa, bem como sobre a retenção na Fonte. A proposta das quatro entidades visavam adiar a votação do Código Tributário para 2010, ou pelo menos que os vereadores acatem as sugestões propostas na redação protocolada por eles na Câmara.

IPTU

A decisão de hoje não altera o valor pago pelo contribuinte ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), uma vez que o projeto foi retirado da pauta na semana passada, após forte pressão da sociedade, pelo prefeito Ari Artuzi . O projeto será amplamente discutido em 2010, antes de ser votado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente