Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Aposentados podem ficar com reajuste de apenas 3,14%

9 Ago 2006 - 13h36

Na briga do governo com o Congresso Nacional pelo índice de reajuste da Previdência, quem pode sair perdendo são os aposentados e os pensionistas. Nesta quarta-feira, dia 10, vence o prazo de vigência da medida provisória do Executivo que previa um aumento de 10% sobre os benefícios.

O Congresso alterou o percentual para 16,7%, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou, sob o argumento de que havia um custo adicional de R$ 12 bilhões e, agora, o governo está impedido de editar uma nova MP. Portanto, o que há de concreto, segundo informou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, é um reajuste de 3,14%, correspondente à inflação acumulada com base no INPC.

"A lei prevê que deve haver um reajuste pelo menos equivalente ao INPC. Acho que há consenso entre nossos técnicos que nós podemos fazer isso por decreto presidencial", afirmou Paulo Bernardo.

O ministro disse que o governo ainda estuda uma forma de conceder a diferença, 1,72%, para chegar aos 5% que estavam na MP, aos aposentados, mas ainda não sabe como fazer. O certo é que o Executivo não pode baixar uma MP sobre o mesmo assunto no mesmo ano.

"O governo, que fez uma negociação com as entidades envolvidas, assumiu o compromisso de dar os 5%. Temos de garantir os 5%. Mas ainda não sei qual o mecanismo. Vamos ter que nos reunir para discutir isso melhor", disse.

Globo Online

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro