Menu
SADER_FULL
domingo, 16 de janeiro de 2022
Busca
BRASIL

Após temporais, 20 mil permanecem sem luz no RS

23 Nov 2009 - 05h42Por Folha Online

As pancadas de chuvas que atingem a região Sul do país desde a semana passada ainda deixavam cerca de 20 mil pessoas sem luz no Estado do Rio Grande do Sul, por volta das 22h40 deste domingo (22), segundo as concessionárias responsáveis. Desde quinta-feira, oito pessoas morreram em decorrência das tempestades na região.

Apesar de atingir toda a região Sul do país, os temporais foram mais intensos no Estado do Rio Grande do Sul, onde aconteceram sete das oito mortes registradas. A outra aconteceu em Santa Catarina.

Ainda no Rio Grande do Sul, a Defesa Civil ainda aponta cerca de 7.000 pessoas fora de suas casas no Estado, sendo 6.000 desalojados ---estão hospedados em casas de parentes e amigos-- e cerca de mil desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos. Nos últimos dias, o total de pessoas fora de casa devido aos temporais chegou a ser de 30 mil.

Em todo o Estado, 28 cidades estão com o decreto de situação de emergência em vigor por causa das chuvas. Apesar disso, apenas 13 deles foram decretados neste mês de novembro. Com o reconhecimento da situação de emergência, um município pode fazer compras sem licitação, entre outras facilidades.

Já o numero de pessoas afetadas pela falta de energia chegou a ser de 260 mil pessoas e somava cerca de 20 mil às 22h40 de hoje. Apenas na região metropolitana e nos vales, a AES Sul aponta 16 mil pessoas sem luz.

Na área de concessão da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) eram registrados 3,7 mil consumidores sem luz no horário, com destaque para as cidades de Alvorada e Viamão. A RGE (Rio Grande Energia) afirmou que não existe mais problema de fornecimento de energia em sua área de concessão.

Leia Também

TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19
FAMILIA GRANDE
Mãe dá à luz quíntuplos em maternidade de São Paulo
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Por meio Dele Deus fez o Universo