Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Após morte de menino, Santa Casa alerta para prevenção de queimaduras

20 Mai 2011 - 14h39Por Campo Grande News

Na semana marcada pela morte do menino Thiago, que teve 60 % do corpo queimado ao brincar com álcool líquido, médicos da Santa Casa de Campo Grande fazem alerta sobre a importância da prevenção e dos primeiros cuidados em caso de queimaduras.

De acordo com a médica Marialda Pedreira, chefe do serviço de Cirurgia Plástica do hospital, os acidentes domésticos vitimando crianças continuam sendo a grande causa das internações no setor de queimados. Hoje há sete vítimas de queimaduras internadas na Santa Casa, sendo quatro crianças e três adultos.

“Nós registramos aqui uma média de 20 a 30 atendimentos por mês, mas já houve períodos com muito mais casos, como no mês passado, quando tivemos 27 internações, todas de pessoas que se queimaram ao fazer bife na chapa”, conta a médica, explicando que essas queimaduras aconteceram também por causa do álcool: “A pessoa não vê que ainda há fogo no recipiente sob a chapa e joga mais álcool, o que acaba provocando o acidente”.

Ainda de acordo com a médica, os acidentes domésticos envolvendo álcool e vitimando crianças estão entre os mais comuns. “Mas são corriqueiros também a queimadura por água quente e as mãozinhas na porta do forno, que é uma queimadura bem complicada”, conta.

Cuidados - Marialda lembrou também que crianças e idosos são mais suscetíveis às complicações geradas pelo quadro de queimadura, e alertou para a importância dos primeiros cuidados: “A primeira coisa a fazer é lavar a área queimada com água em abundância, em seguida procurar o hospital. Se for uma queimadura pequena, pode-se no máximo aplicar um pouco de vaselina líquida, mas não pomadas, medicamentos ou aqueles tratamentos caseiros, como aplicar pasta de dente, que eram mais comuns antigamente. Quanto menos se fizer em casa, melhor”.

Rafael - Jogar muita água foi a primeira providência da mãe de Rafael, 4 anos, internado desde segunda-feira (16) com queimaduras de terceiro grau no rosto, e que recebeu alta nesta sexta-feira (20).

De acordo com a mãe, Bruna Araújo Pereira, de 23 anos, o acidente aconteceu porque Rafael pegou um frasco de álcool líquido e um isqueiro, e acendeu o fogo na boca do frasco. “Eu estava guardando roupa e ouvi o barulho dele subindo na estante, mas quando cheguei pra ver, já ouvi o grito e vi o fogo”, conta.

A família mora no bairro Estrela Parque, em Campo Grande, e, de acordo com Bruna, Rafael continuará sob acompanhamento médico, já com retorno marcado para avaliar a indicação de cirurgia plástica. “Ele ainda sente dor, e está tendo febre, mas vai ficar bem”, confia a mãe.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS