Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Após erro do Congresso, deputados falam em plebiscito para trocar nome de MS

25 Mai 2011 - 10h58Por Midia Max

A discussão sobre o nome de Mato Grosso do Sul voltou a ser debatido na Assembleia durante a sessão desta terça-feira (23). Desta vez um erro no totem eletrônico existente na Câmara dos Deputados atiçou a ira dos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul. No totem eletrônico, os oitos deputados federais eleitos por Mato Grosso do Sul estão como sendo da bancada do estado vizinho Mato Grosso. No totem, instalado na entrada do anexo II, aparece escrito: "deputados Mato Grosso", com a foto, o partido em negrito e o nome do parlamentar.

O deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), ocupou a tribuna para mostrar a indignação e o descaso do Congresso Nacional, que desconsidera o fato de Mato Grosso do Sul não existir e sugere plebiscito para resolver essa situação. “Estou indignado com o descaso que é tratado o estado”.

O parlamentar esclareceu que o estado tem perdido recursos na distribuição do FPE (Fundo de Participação dos Estados), bem como vem sendo prejudicado pela Lei Kandir, que isenta de tributo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) os produtos e serviços destinados à exportação.

Arroyo ressaltou que é um absurdo Mato Grosso do Sul não ser citado no totem de informações do Congresso Nacional. “Na corte maior do legislativo nacional, nós não existimos”, enfatizou.

O republicano explicou que não deseja que o totem seja corrigido, mas “eu peço é respeito ao nosso rincão”. E complementou dizendo que sua revolta é embasada no fato de que, para a Câmara Federal, Mato Grosso do Sul não existe.

Ele se comprometeu em apresentar um projeto de emenda que regulamente o plebiscito para consultar a população quanto à modificação do nome do estado. “É necessário ouvir a voz do povo neste momento”, declarou.

Posteriormente à realização do plebiscito o parlamentar irá apresentar um projeto de lei sugerindo a mudança do nome do estado, assegurou.

O líder do governo na Assembleia, deputado Junior Mochi (PMDB), defendeu uma ação em nível nacional para divulgar o nome do estado. Já o deputado Pedro Kemp (PT) disse apoiar a proposta e sugeriu que a população seja engajada neste processo.

O petista Paulo Duarte defendeu um amplo debate sobre o assunto para saber quais são os prós e contras. “Já fui absolutamente favorável, mas hoje tenho dúvida se não será um tiro no pé. Até por isso é salutar um debate. Alguma coisa tem que ser feita, pois do jeito que está é uma esculhambação. Efetivamente o estado está perdendo”, alardeou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis