Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Apicultores de Terenos recebem curso sobre agronegócio

15 Ago 2006 - 07h37

Nos dias 17 e 18 de agosto 30 produtores de Terenos receberão o Curso “Juntos somos Fortes – Agronegócio”, promovido pelo Projeto GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultados) de apicultura do SEBRAE/MS. O objetivo é fortalecer o espírito cooperativista e associativista; destacar a importância do trabalho em conjunto para alcançar bons resultados e os caminhos para aumentar a produção e a produtividade no campo.

 

O curso é direcionado especialmente para o grupo de apicultores do município, com palestra do instrutor Paulo Edson Machado e será realizado no restaurante Massaki (no trevo próximo da BR 262). O Projeto COMSOL (Comunidades Rurais Solidárias), Sindicato Rural e Prefeitura são parceiros no evento viabilizando o contato com os produtores, transporte e alimentação nos dias do curso.

O Projeto Comunidades Rurais Solidárias (COMSOL) completou um ano de execução com conquistas importantes para produtores rurais familiares de Mato Grosso do Sul. O COMSOL atende diretamente cerca de 180 pequenos produtores de Terenos, Nioaque, Fátima do Sul, Maracaju, Glória de Dourados e Bataguassu. Durante esse período possibilitou a capacitação de aproximadamente 1.250 produtores em 23 eventos como missões técnicas, palestras, cursos, dias de campo, feiras e outros encontros, na busca por informações que contribuam para melhorar a gestão das pequenas propriedades rurais. 

Com prazo de três anos de duração o COMSOL auxilia os produtores a aumentarem a renda em 30%, sendo coordenado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul (SEBRAE/MS) e executado pela Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (FUNAR) e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) e outros parceiros importantes como: prefeituras, câmaras de vereadores, sindicatos rurais, conselhos municipais de desenvolvimento rural, Instituto de Desenvolvimento Agrário, Assistência e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (IDATERRA), instituição de ensino, associações de produtores e representantes do público-alvo. Além disso, novos parceiros estão aderindo como: Embrapa Agropecuária Oeste – Centro de Pesquisa Agropecuária do Oeste de Dourados, Eletrosul Centrais Elétricas S.A. – Programa Luz para Todos, Banco do Brasil e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO).

Todas as propriedades atendidas nos seis municípios foram diagnosticadas e para cada uma foi desenvolvido um plano de ação. Segundo o coordenador de processos do COMSOL (FUNAR), Antonio Minari Junior, o primeiro ano do Projeto foi de estruturação, elaboração de planos de ação e de visitas periódicas aos produtores pelos Agentes de Desenvolvimento Rural (ADR’s), com orientações, extensão rural e acompanhamento sistêmico das famílias. “Apesar da crise do agronegócio brasileiro, o COMSOL vem se fortalecendo com importantes parcerias que podem auxiliar nas análises de solo, exames dos animais e em todo o processo produtivo. Para auxiliar na comercialização o Projeto está em negociação com uma importante rede de supermercados. São conquistas que vão proporcionar ganhos futuros, com certeza”, destaca Minari.

Através dos diagnósticos foi possível identificar as atividades e a produtividade de cada propriedade. A pecuária leiteira está presente nos seis municípios com 2.890 cabeças de bovinos e produção anual de 1 milhão e 300 mil litros de leite. Outras atividades são desenvolvidas pelos produtores que investem na diversificação de culturas: com rebanho de aproximadamente 400 ovelhas; 16 tanques de piscicultura e 3.700 peixes de 12 espécies; 1.390 aves de corte e 297 colméias. A produção anual é de 25 mil quilos de café orgânico; 10 toneladas de erva-mate; 150 toneladas de mandioca; 4 mil toneladas de banana; 10 mil quilos de mel; 3 toneladas de pimenta; 20 mil quilos de hortaliças.

Glória de Dourados se destaca no Projeto pelo cultivo de orgânicos. A mandioca orgânica, por exemplo, vem alcançando preços melhores dos pagos pela mandioca no sistema convencional.  Antonio Xavier da Silva converteu sua propriedade para o sistema orgânico há 5 anos e na última colheita, em junho passado, se surpreendeu com a produtividade de 35 toneladas de mandioca de 1 ano e 8 meses por hectare. Seu Xavier negociou a tonelada por R$ 150, sendo que no período a indústria estava pagando apenas R$ 76 pela mandioca convencional. O produtor, Pedro Luiz de Souza, converteu sua propriedade para orgânico há oito anos e diz que só agora está colhendo os frutos pelo esforço de produzir alimentos sem agrotóxicos em respeito ao meio ambiente e ao consumidor. As 80 toneladas de mandioca orgânica que Seu Pedro colheu este ano foram exportadas para os Estados Unidos. Os produtores do COMSOL se enquadram na modalidade do Comércio Justo e Solidário e isso agrega valores a produção de agricultores familiares. Os orgânicos também estão tendo cada vez mais destaque em feiras e na mesa dos consumidores, prova disso são as exportações para os Estados Unidos de farinha de mandioca e de amendoim e café para países da Europa.

O produtor Celso Vivan, de Terenos, colhe cerca de 20 caixas de banana por mês de 25Kg cada caixa do seu pequeno lote de 3,6 ha. Além disso, ele e outros 24 produtores fundaram a Associação Pontalzinho de Produtores Rurais, onde colhem cerca de 60 toneladas de banana por hectare ao ano; entre 160 e 200 caixas são vendidas por semana para o comércio de Campo Grande. Já o produtor Geraldo Caetano Cachoeira da Associação Guariroba, também de Terenos, investir no cultivo de pimentas em uma área de 2,5 há. e comercializa até 52 quilos de pimenta de sete variedades por semana, 208 quilos/mês de pimentas engarrafadas e a granel.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis