A votação de ontem (16.fev.2011) sobre o valor do salário mínimo na Câmara dos Deputados serviu para aferir, de maneira muito precisa, o grau de adesão dos congressistas à presidente Dilma Rousseff.
Abaixo, o quadro com os resultados de ontem, compilado pelo repórter do UOL Fábio Brandt:
Como se observa, nas duas votações relevantes e nominais (sobre os salários mínimos de R$ 560 e R$ 600), a taxa geral de traição ao Palácio do Planalto foi de 6% a 8%. Em números absolutos, de 24 a 28 deputados. São esses os que vão viver a pão e água agora no que se refere a cargos federais e liberação de emendas ao Orçamento.
Em termos gerais, Dilma tem 11 partidos formalmente a seu favor na Câmara (há 22 partidos representados na Casa). Esses 11 governistas assumidos contam com 370 deputados hoje.
Chama a atenção o fato de o PMDB ter dado 100% dos votos a favor do Palácio do Planalto. Dos partidos grandes é o mais fiel. Muito mais do que o PT, que teve uma taxa de defecção variando de 7% a 11%.
Quando se contabilizam todos os 511 votos registrados ontem na Câmara, a taxa geral de oposicionistas varia de 26% a 29%. Esse é o percentual que importa. Trata-se de um grupo muito diminuto e frágil. Com o apoio que teve ontem –é claro que isso vai variar a depender do assunto em votação– Dilma pode propor até alterações na Constituição, pois tem número suficiente para tal.
No campo oposicionista apenas, há só 112 votos (os 4 partidos declaradamente contra Dilma). O fato de terem obtido de 135 a 150 votos ontem contra o Planalto não refresca muito a situação desse grupo.
Na véspera da votação, o governo dava como 100% seguros apenas 270 votos. Em 24 horas, na base de promessas de liberação de verbas e vagas em sinecuras estatais, conseguiu aumentar esse número para até 376 apoios.
Tudo considerado, a leitura é uma só: o governo Dilma está muito forte e com poder quase absoluto sobre o Congresso.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda

Baile de Aleluia promete agitar Vicentina com show de Pepe Moreno e baile com Diassis e Banda

Ministro aterrissa em Dourados na sexta para iniciar obras do Terminal do Aeroporto

Idoso é encontrado morto sem órgão genital e coração, idosa confessa crime e diz que os comeu

Duas pessoas morrem em acidente com carro em chamas (Vídeo)
Mais Lidas

Clínicas Daytop Brasil e Hazelden BR divulgam NOTA de ESCLARECIMENTO PÚBLICO em Fátima do Sul

Estudantes da Emanuel Pinheiro Vila Rica, fazem história com viagem dos sonhos a Porto de Galinhas

Fátima do Sul se despede da guerreira Vena Fernandes

Pescadora amadora fisga Jaú de 1,36 m na Barra Dourada do Rio Brilhante
