Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Ao menos 400 PMs deverão ser incorporados em 2010

31 Dez 2009 - 12h02Por Mídia Max

 

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) disse nesta manhã que após analisar o balanço orçamentário de 2009, deverá convocar de 300 a 400 policiais militares ano que vem. Eles foram aprovados no exame feito ano passado.

O anúncio feito durante assinatura de convênio de saneamento na superintendência da Caixa Econômica pode sinalizar alívio para os aprovados no último concurso que passaram o ano à espera da convocação. Mas, Puccinelli frisa que fará a previsão orçamentária antes para certificar-se se haverá dinheiro suficiente em caixa.

Na lista de prioridades estão a folha de pagamento e as obras anunciadas no MS Forte.

Indagado sobre o prazo para a contratação dos aprovados no concurso público que aguardam ser chamados em ano eleitoral, o governador diz que em qualquer mês de 2010 eles poderão ser convocados. “Como segurança é setor de urgência e o concurso já aconteceu, eles poderão ser convocados a qualquer momento”, explica.

Hoje, a PM conta com 5.700 mulheres e homens. A meta é chegar a 7.529 policiais militares. O salário (atualizado) para um soldado no início da carreira é de R$ 1.539,00 por 40 horas semanais. Não há hora extra, mas em casa de viagem é pago o valor da diária.

Angústia

Em novembro, o Midiamax entrevistou o primeiro policial militar que poderá ser chamado, segundo a ordem de aprovação da lista de espera. Membro da comunidade do Orkut chamada ‘Concurso PM MS’, que conta com pelo menos 900 pessoas, Marcos Leandro dos Santos, 28, demonstrou preocupação.

Santos ficou em 373º lugar no concurso. Foram chamados 372 e o Estado anunciou que convocaria pelo menos mais 240 policiais aprovados.

Santos explicou que ao menos 240 pessoas esperam para começar o trabalho sendo 130 que prestaram o concurso para atuarem na Capital.

Casado, pai de três crianças de 10, 5 e 3 anos, ele trabalhava no comércio e logo que foi aprovado (em maio), pediu demissão e se preparou para o que chama de ‘sonho’. A página do Orkut expressa a palavra usada por Santos. “Comunidade de apreço a instituição para quem como eu pretende fazer parte desse órgão. Futuros Soldados da PM de Mato Grosso do Sul, SEJAM BEM VINDOS!!!!!!!”

“Passamos pelas quatro etapas do concurso, gastamos R$ 700 com os exames médico, psicotécnico. Fiz o concurso porque é um sonho ter um serviço estável, gosto do trabalho da Polícia Militar e acredito no lema servir e proteger”.

Contratados

Este ano foram chamados 54 bombeiros e 257 policiais militares. Eles prestaram concurso em 2007.

Além deles, segundo Puccinelli, também ingressaram no serviço público estadual 150 novos escrivães, 50 investigadores, 22 papiloscopistas, 61 peritos e 42 delegados. Um total de 325 novos policiais civis. Também foram chamados 260 agentes penitenciários.

Ao menos 1 mil PMs foram incorporados este ano e foi anunciado o concurso para 5 oficiais e 95 soldados bombeiros. “Estes serão logo chamados”.

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança