Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 21 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Anvisa: novas regras para os fumódromos

9 Abr 2007 - 17h54

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende criar um novo padrão para o funcionamento dos fumódromos no Brasil. Atualmente, os fumantes só podem fumar ao ar livre ou em áreas coletivas arejadas e especificadas.

A Anvisa abriu uma consulta pública sobre a proposta de regulamentar os fumódromos. Segundo a agência, o objetivo é minimizar os riscos à saúde dos não-fumantes com o funcionamento de salas exclusivas para fumar.

“Estamos protegendo essa população dos malefícios do tabaco. A criação das áreas exclusivas para fumar é porque, apesar das placas de fumantes e não-fumante, a fumaça não lê isso”, disse o gerente de Tabaco da Anvisa, Humberto Martins.

As salas deverão possuir sistema de climatização específico para reduzir o acúmulo de fumaça e impedir que ela vá para outros ambientes. O espaço deve ter no mínimo 4,8 metros quadrados e pelo menos 1,2 metro quadrado por fumante.

Além disso, os móveis da sala vão ter que ser feitos de materiais não inflamáveis e que minimizem a absorção da fumaça. O local também deverá possuir cinzeiros com caixa de areia e avisos com imagens e frases de advertência definidas pela a Anvisa.

Com a regulamentação, as áreas de fumantes e não-fumantes de bares e restaurantes vão acabar. “A proposta é essa. Os não-fumantes, que são maioria, ficariam protegidos se o estabelecimento proibir o cigarro ou se instalar essas salas”, disse Martins.

A consulta pública vai até o dia 1º de maio. Segundo a Anvisa, a nova norma deve entrar em vigor m 31 de maio, dia anti-tabaco. No entanto os estabelecimentos vão ter 180 dias para se adaptar às novas regras. (com Agência Brasil)

 

 

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência
BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI