A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende criar um novo padrão para o funcionamento dos fumódromos no Brasil. Atualmente, os fumantes só podem fumar ao ar livre ou em áreas coletivas arejadas e especificadas.
A Anvisa abriu uma consulta pública sobre a proposta de regulamentar os fumódromos. Segundo a agência, o objetivo é minimizar os riscos à saúde dos não-fumantes com o funcionamento de salas exclusivas para fumar.
“Estamos protegendo essa população dos malefícios do tabaco. A criação das áreas exclusivas para fumar é porque, apesar das placas de fumantes e não-fumante, a fumaça não lê isso”, disse o gerente de Tabaco da Anvisa, Humberto Martins.
As salas deverão possuir sistema de climatização específico para reduzir o acúmulo de fumaça e impedir que ela vá para outros ambientes. O espaço deve ter no mínimo 4,8 metros quadrados e pelo menos 1,2 metro quadrado por fumante.
Além disso, os móveis da sala vão ter que ser feitos de materiais não inflamáveis e que minimizem a absorção da fumaça. O local também deverá possuir cinzeiros com caixa de areia e avisos com imagens e frases de advertência definidas pela a Anvisa.
Com a regulamentação, as áreas de fumantes e não-fumantes de bares e restaurantes vão acabar. “A proposta é essa. Os não-fumantes, que são maioria, ficariam protegidos se o estabelecimento proibir o cigarro ou se instalar essas salas”, disse Martins.
A consulta pública vai até o dia 1º de maio. Segundo a Anvisa, a nova norma deve entrar em vigor m 31 de maio, dia anti-tabaco. No entanto os estabelecimentos vão ter 180 dias para se adaptar às novas regras. (com Agência Brasil)
G1
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde

Baile de Aleluia foi sucesso absoluto com show de Pepe Moreno e Diassis e Banda, em Vicentina-MS

Motociclista morre em batida frontal com caminhonete

Explosão de carreta carregada com etanol causa incêndio de grandes proporções
Mais Lidas

Pecuarista morre em acidente durante prova de velocidade

Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil

Jateí se despede do locutor Luciano Dias Santana

Carcaças de onças são achadas em fazenda e polícia autua caçador
