Menu
SADER_FULL
segunda, 26 de julho de 2021
Busca
FIM DO ENDOSSULFAN

Anvisa determina fim do uso de agrotóxico Endossulfan até 2013

27 Ago 2010 - 05h18Por Notícias MS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda (16), resolução que determina o banimento de uso, em todo o País, da substância Endossulfan, agrotóxico utilizado no cultivo de algodão, cacau, café, cana de açúcar e soja, entre outros.

 

 

          Segundo a Anvisa, a medida é fundamentada em estudos toxicológicos que ligam o uso do  agrotóxico a problemas reprodutivos e endócrinos em trabalhadores rurais e na população.

 

 

          O Fiscal Estadual Agropecuário da Iagro/MS, órgão responsável pela fiscalização do uso de agrotóxicos no Estado, orienta que quando o produto perde o registro junto aos órgãos federais, o cadastro desse produto passa a ser automaticamente cancelado. “Em uma situação assim, quando o produto fica sem registro e é encontrado sendo comercializado, o produto é apreendido e o proprietário, autuado”, afirma o fiscal. A multa é no valor de 750 Uferms, sendo que o valor atual do Uferm é de R$ 14,56.

 

 

           É válido lembrar que no site da Iagro existe uma relação de todos os produtos agrotóxicos que podem ser comercializados, assim como as empresas que podem comercializar tais produtos. A atualização é feita a cada três meses.

 

 

           Pela programação da Anvisa, o produto Endossufan não poderá mais ser importado a partir de 31 de julho de 2011. Um ano depois, sua produção em território nacional será proibida. A retirada será gradual, com prazo final de comercialização até 2013. Nesse período, o endossulfan só poderá ser utilizado em dez Estados, entre eles Mato Grosso do Sul.

 

 

          Durante o período de retirada gradual, o endossulfan só poderá ser utilizado em Mato Grosso do Sul, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo a Anvisa, nesses locais onde o produto continuará permitido durante até 2013, a distribuição e a comercialização terão medidas de controle severas. 

 

 

            Outras medidas

 

 

         De imediato, as empresas não poderão mais fabricar produtos à base de endossulfan em embalagens com menos de 20 litros e será proibida a aplicação costal (por meio de bombas nas costas dos trabalhadores rurais) e área (por meio de aviões) do agrotóxico. Além disso, novos produtos à base de endossulfan não poderão ser mais registrados no Brasil.

 

 

          Outra medida que vale desde já é a proibição do uso do agrotóxico para controle de formigas. Também não será autorizado o uso de embalagens metálicas para produto.

 

 

 

             Endosulfan

 

 

           É um inseticida e acaricida. Este sólido incolor emergiu como um agrotóxico altamente controverso devido à sua grande toxicidade, ao seu potencial de biocumulação e também por interrupção endócrina. Banido em mais de 62 países, incluindo a União Europeia e várias nações ao oeste da África e asiáticas, continua sendo extensivamente usado na India, Brasil e Austrália, por exemplo. É produzido pela Bayer CropScience, Makhteshim Agan e pelo governo indiano - dono da Hindustan Insecticides Limited, entre outras. Devido ao seu risco ao meio ambiente, um banimento global do uso e produção do ensosulfan está sendo considerado pela convenção de Estocolmo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID 19 NO BRASIL
Brasil registra 19,68 milhões de casos de covid-19 e 549,92 mil mortes
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online PREVISÃO DO TEMPO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica
TRAGÉDIA NO RIO
Barco vira com nove pessoas matando 3 crianças e 3 adultos
REVOLTA
Mulher tem parte do rosto destruído por ataque de pitbull sem coleira; assista
FLAGRA
Vigilante descobre traição e mata amante da esposa com 3 tiros