Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Anúncio da beatificação de João Paulo 2º pode ser feito amanhã

13 Jan 2011 - 17h56Por Folha Online

O milagre necessário para beatificar João Paulo 2º pode ser aprovado rapidamente pelo papa Bento 16. O anúncio poderá ser feito oficialmente nesta semana, segundo a agência francesa de notícias religiosas I.media, confirmada pela Santa Sé.

Segundo a imprensa italiana, a assinatura de Bento 16 --única coisa que falta para a beatificação de João Paulo-- poderá ser feita amanhã.

Nesta quinta-feira, trabalhadores começaram a restaurar um mosaico em uma capela perto da entrada da Basílica de São Pedro. Um grupo de operários trabalha na capela de São Sebastião, ao lado da onde está a célebre Piedade de Michelangelo, na ala direita da Basílica.

Por tradição, os restos dos pontífices que serão beatificados costumam ser tirados da cripta que fica no sótão da Basílica, onde estão enterrados, ao andar principal.

O bispo polonês Tadeusz Pieronek, antigo n º 2 da Conferência Nacional dos Bispos polacos, afirmou nesta quinta-feira que esperava que o Vaticano anunciasse amanhã que Bento 16 tinha aprovado o milagre.

Ele disse que a data de beatificação poderia ser antes do dia 1º de maio, embora outros relatos disserem que a beatificação poderia acontecer no final do ano, dada às enormes preparações que serão necessárias para sediar o fluxo de peregrinos para o evento.

A beatificação é o primeiro grande passo possível para a santidade. Bento 16 colocou João Paulo no caminho para a santidade apenas algumas semanas depois que ele morreu em 2005, respondendo aos gritos de "santo súbito", que estouraram durante a sua missa fúnebre.

Renunciando ao típico período de cinco anos de espera para o processo de beatificação, Bento 16 insistiu que a investigação sobre a vida de João Paulo fosse completa de modo a não deixar dúvidas sobre suas virtudes.

Primeiro não-italiano no cargo em 450 anos, João Paulo 2º foi gravemente ferido em um atentado em 1981. Nos últimos anos, o papa sofria do mal de Parkinson.

A freira francesa Marie Simon-Pierre, 47, diz ter sido repentinamente curada da mesma doença, dois meses depois da morte de João Paulo 2º, quando ela e uma colega rezaram pela intercessão dele.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL