Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

ANJ critica proposta petista de controle público da imprensa

21 Nov 2009 - 07h34Por Terra

A direção da Associação Nacional de Jornais (ANJ) criticou nesta quinta-feira a proposta do diretório nacional do PT de promover mudanças para instituir maior controle do Estado sobre os meios de comunicação brasileiros. As propostas serão apresentadas pelo partido durante a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), organizada pelo governo e entidades sindicais, a ser realizada entre os dias 14 e 17 de dezembro em Brasília. As informações são do jornal O Globo.

No texto "Resolução Sobre a Estratégia Petista na Confecom", o PT defende a criação de mecanismos de sanção à imprensa e mudanças no atual modelo de outorga de concessões no setor de comunicação que, segundo o partido, é anacrônico, autoritário e "privilegia grupos comerciais em detrimento dos interesses da população".

Para a presidente da ANJ, Judith Brito, é preocupante toda iniciativa que resulte em controle dos meios de comunicação. Ela afirma que a Constituição é categórica no sentido de que a liberdade de expressão deve ser exercida sem controles e observa que recente acórdão do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Lei de Imprensa reafirmou com clareza o valor da liberdade de imprensa.

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo de Andrade, apoiou a iniciativa do PT. Andrade participa da comissão de organização da Confecom. Segundo ele, as grandes empresas de comunicação estão "criando uma falsa polêmica", já que não há a possibilidade de se repetirem no País as mudanças na legislação feitas em países vizinhos, como Venezuela e Argentina, para limitar a ação da imprensa. "No Brasil, qualquer discussão sobre a necessidade de o sistema ser democratizado, logo vinculam à censura e ao controle do Estado. Temos que superar essa tendência", disse ao jornal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego
+ AUMENTO
Gás de cozinha fica mais caro a partir desta segunda feira, 14