Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

ANJ critica proposta petista de controle público da imprensa

21 Nov 2009 - 07h34Por Terra

A direção da Associação Nacional de Jornais (ANJ) criticou nesta quinta-feira a proposta do diretório nacional do PT de promover mudanças para instituir maior controle do Estado sobre os meios de comunicação brasileiros. As propostas serão apresentadas pelo partido durante a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), organizada pelo governo e entidades sindicais, a ser realizada entre os dias 14 e 17 de dezembro em Brasília. As informações são do jornal O Globo.

No texto "Resolução Sobre a Estratégia Petista na Confecom", o PT defende a criação de mecanismos de sanção à imprensa e mudanças no atual modelo de outorga de concessões no setor de comunicação que, segundo o partido, é anacrônico, autoritário e "privilegia grupos comerciais em detrimento dos interesses da população".

Para a presidente da ANJ, Judith Brito, é preocupante toda iniciativa que resulte em controle dos meios de comunicação. Ela afirma que a Constituição é categórica no sentido de que a liberdade de expressão deve ser exercida sem controles e observa que recente acórdão do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Lei de Imprensa reafirmou com clareza o valor da liberdade de imprensa.

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo de Andrade, apoiou a iniciativa do PT. Andrade participa da comissão de organização da Confecom. Segundo ele, as grandes empresas de comunicação estão "criando uma falsa polêmica", já que não há a possibilidade de se repetirem no País as mudanças na legislação feitas em países vizinhos, como Venezuela e Argentina, para limitar a ação da imprensa. "No Brasil, qualquer discussão sobre a necessidade de o sistema ser democratizado, logo vinculam à censura e ao controle do Estado. Temos que superar essa tendência", disse ao jornal.

Leia Também

# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 10,3 mil casos e 284 mortes em 24 horas