Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

André quer FPE maior, dinheiro para a saúde e royalties do petróleo

19 Fev 2011 - 08h58
Mesmo com o crescimento substancial da receita, reequilibrado as contas, conclusão obras e lançado de novos projetos nos primeiros quatro anos de administração, governador André Puccinelli (PMDB) vai brigar por mais recursos para Mato Grosso do Sul. Uma série de definições do governo federal que estão pendentes será alvo de trabalho de André por aprovação. 
 
“Queremos a Emenda 29, queremos a regulamentação do FPE [Fundo de Participação dos Estados], queremos a distribuição dos royalties do petróleo, que seja equânime entre os brasileiros”, afirmou. 
 
A proposta de Emenda Constitucional nº 29 é uma reivindicação de prefeitos e governadores para garantir o repasse obrigatório de um percentual do orçamento federal para a saúde. Municípios e estados vêm cumprindo a responsabilidade de aplicação de seus percentuais, respectivamente 15% e 12%, conforme destacou Puccinelli. 
 
Em relação ao FPE, o governo de Mato Grosso do Sul quer a implantação das novas regras, já determinadas em decisão do Supremo Tribunal Federal, que garantirão aumento no percentual repassado pela União, tirando o estado da última posição no ranking de recebimento. 
 
“Mato Grosso do Sul é o último dos 27 estados da federação em recebimento de transferências voluntárias. O que menos recebeu, entre os 27 estados. No caso do FPE, que o Supremo definiu que até 2012 estarão vigorando novas regras, o que nos dá 23 estados à nossa frente, aumentando a partilha”, explicou, em entrevista, sobre a demanda por melhoria do total repassado.
 
Juntamente com os governos de pelo menos 23 estados, André também espera conseguir que seja alterada a regra de distribuição dos royalties da camada pré-sal de petróleo, que no atual modelo privilegia os estados produtores do Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Os outros estados não são filhos do Brasil? Vamos questionar isso no governo federal”, disse Puccinelli.

Deixe seu Comentário

Leia Também

tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos