Menu
SADER_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
Brasil

André diz que polícias não podem entrar na marra nas aldeias

6 Nov 2009 - 14h31Por Notícias.MS

O governador André Puccinelli cumpriu a primeira parte de sua agenda hoje (6), em Dourados, com a entrega das chaves de 100 unidades habitacionais, na Aldeia Jaguapiru. Puccinelli também inaugurou a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Intercultural Guateka Marçal de Souza, distribuiu 1.284 cestas alimentares e entregou duas patrulhas mecanizadas para atender aldeias de Dourados.

Com a presença de todas as lideranças indígenas de Dourados, que cobraram maior segurança nas aldeias, o governador explicou que as polícias estaduais estão impedidas de entrar nas aldeias sem a autorização da Polícia Federal, Ministério Público Federal e governo Federal. Puccinelli voltou a colocar a Segurança Pública à disposição dos indígenas, desde que obtenha a autorização necessária.

As lideranças das aldeias em Dourados ressaltaram o empenho do governo do estado em solucionar as questões indígenas e também agradeceram as melhorias e investimentos realizados nas aldeias, lembrando que nenhuma administração estadual havia garantido tanta assistência como agora.

O governador André Puccinelli (PMDB) chamou de “mentiroso” quem diz que ele não gosta de índio.

André afirmou que não existiu, “até o século 21”, um governo que tenha ajudado tanto os povos indígenas quanto o atual.

“Também estão mentindo aqueles que falam que o governo não quer dar segurança para os índios, mas não podemos entrar na marra nas aldeias”, afirmou o governador. “Tenho endurecido com a Funai. Basta dar a autorização que entramos na reserva para ajudar nossos irmãos índios”, completou.

Mais cedo, o governador atacou a administradora da Funai em Dourados e chegou a dizer que "autoriza" a prisão dela caso não seja dada autorização para obras dentro das aldeias, como cascalhamento previsto pela prefeitura de Dourados.

Há 3 dias, a servidora federal Margarida Nicoletti virou refém de índios guarani na aldeia Jaguapiru, que pediam a demissão da responsável pela Funai por conta da insegurança dentro da reserva. Ela acabou liberada horas depois.

Depois de índios cercarem o governador na chegada para inauguração de escola indígena, Puccinelli convocou os índios para uma "revolução" contra o órgão, que na avaliação dele, é responsável pelos problemas enfrentados pelos índios no Estado.

Na região sul, o conflito é cada vez maior entre índios, fazendeiros e poder público. Em Paranhos, dois professores estão desaparecidos há uma semana, após confronto armado com funcionários de fazenda invadida. As líderanças dizem que ambos forma mortos, mas a Polícia Federal investiga o caso.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta