Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

André cai e Delcídio sobe a 3 semanas das eleições

11 Set 2006 - 08h45

Depois de dois meses de campanha eleitoral e faltando três semanas para as eleições, pela primeira vez houve mudanças nos números das pesquisas eleitorais em setembro, apontando uma pequena queda do candidato a governador André Puccinelli (PMDB) e uma subida do candidato do PT, senador Delcídio do Amaral. A pesquisa estimulada da Tendência realizada para o Correio do Estado/TV Campo Grande mostrou que André caiu de 57% em agosto para 54,3% em setembro nas intenções de voto.

A queda foi de 2,7 pontos percentuais. Delcídio saltou de 23,8% para 28,8% no mesmo período, conquistando 5 pontos percentuais. A pesquisa foi realizada no período de 2 a 6 de setembro, com 1.500 eleitores.

Com essas mudanças, a grande diferença entre André e Delcídio caiu de 33,2 para 25,5 pontos percentuais em menos de um mês. Mesmo assim não deixa de ser uma vantagem significativa que assegura, se as eleições fossem hoje, a vitória do candidato do PMDB no primeiro turno. Mas com a movimentação dos números, Delcídio conseguiu reduzir em 7,7 pontos percentuais a diferença para André.

Com a margem de erro estimada em 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, André (54,3%) teria entre 56,8% e 51,8%. Nem assim, André atingiria o índice de 57% obtido na pesquisa de agosto, enquanto Delcídio (28,8%), com a margem de erro, ficaria entre 31,3% e 26,3% das intenções de voto.

Os demais candidatos a governador de Mato Grosso do Sul permaneceram embolados na lanterninha e bem distantes de André e Delcídio. A soma das intenções de voto obtida pelos nanicos chega a 1,2%, um índice insignificante para influenciar na realização do segundo turno.

O candidato do PSDC, Elizeu Amarilha, estacionou em 0,5%, o mesmo índice de agosto, a exemplo do que ocorreu com Tito Lívio, do PV, que não saiu de 0,3%. O candidato Carlos Dutra, o Carlito, do PSOL, recuou de 1,3% da pesquisa de agosto para 0,4% em setembro.

O índice de quem não votaria em nenhum dos candidatos a governador ficou estável em relação à pesquisa anterior. Se as eleições fossem hoje, 3,2% não optariam por nenhum nome que concorre ao Governo do Estado. Em agosto, o índice era de 3,8%.

Os números dos indecisos praticamente são os mesmos da pesquisa anterior. Hoje, 12,5% dos eleitores consultados pela Tendência ainda não escolheram o candidato em quem vão votar para a sucessão do governador José Orcírio dos Santos (PT). Em agosto, os indecisos somaram 13,3%.

Correio do Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS