Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
domingo, 5 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Analista projeta 2010 melhor que 2009 para o leite

18 Mar 2010 - 16h06Por Conjuntura Online

A situação atual e as perspectivas do mercado de lácteos foi discutida durante o 6° Fórum Estadual do Leite, ontem (17), no auditório central, durante a Expodireto Cotrijal 2010.

Conforme o presidente da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios, Gustavo Beduschi, a queda no volume de leite produzido no país nos próximos meses será favorável ao aumento dos preços.

Beduschi também é otimista em relação ao segundo semestre. Embora seja normal a ocorrência de altos e baixos no preço do leite, que é influenciado por vários fatores, ele acredita que o aumento do salário mínimo já no início do ano, a projeção de crescimento da demanda interna de leite e o fato de haver eleições em outubro, possam contribuir para preços mais elevados até o final do ano.

Para o coordenador do Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros da Universidade de Passo Fundo, Carlos Bondan, além de se preocupar com o preço que recebe pelo litro de leite, o produtor precisa estar atento à qualidade do produto que vende. Durante o fórum, ele proferiu palestra sobre o tema “Qualidade do leite:

Diferencial para o mercado e para a remuneração do produtor” e explicou que se perde muito dinheiro devido a leite de qualidade inferior ao recomendado. “Só no caso das células somáticas, uma vaca que tem CCS acima de 500.000/ml de leite pode produzir até 350 litros a menos durante o ano”, informou.

Ao analisar onde o produtor deve concentrar esforços para aumentar a rentabilidade da atividade, o pesquisador da CCGL Tecnologia, Wagner Beskow, destacou três passos: a definição do que se quer (quanto se pretende ganhar e onde aplicar), o conhecimento do mercado e a adoção de estratégias para obter bom resultado.

De acordo com Beskow, no momento de definir o planejamento da atividade, é fundamental que o produtor pense em motivar as pessoas que vão trabalhar com a produção de leite, sejam elas familiares ou contratados, definir um bom manejo alimentar, pensando em qualidade e quantidade, e ter sempre à mão os custos de produção.

A rentabilidade da produção de leite depende de muitas variáveis e exige um conhecimento profundo, mas se seguir essas estratégias, o produtor certamente terá bom resultado”, garantiu.

Leia Também

covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos