Menu
SADER_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

Analista projeta 2010 melhor que 2009 para o leite

18 Mar 2010 - 16h06Por Conjuntura Online

A situação atual e as perspectivas do mercado de lácteos foi discutida durante o 6° Fórum Estadual do Leite, ontem (17), no auditório central, durante a Expodireto Cotrijal 2010.

Conforme o presidente da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios, Gustavo Beduschi, a queda no volume de leite produzido no país nos próximos meses será favorável ao aumento dos preços.

Beduschi também é otimista em relação ao segundo semestre. Embora seja normal a ocorrência de altos e baixos no preço do leite, que é influenciado por vários fatores, ele acredita que o aumento do salário mínimo já no início do ano, a projeção de crescimento da demanda interna de leite e o fato de haver eleições em outubro, possam contribuir para preços mais elevados até o final do ano.

Para o coordenador do Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros da Universidade de Passo Fundo, Carlos Bondan, além de se preocupar com o preço que recebe pelo litro de leite, o produtor precisa estar atento à qualidade do produto que vende. Durante o fórum, ele proferiu palestra sobre o tema “Qualidade do leite:

Diferencial para o mercado e para a remuneração do produtor” e explicou que se perde muito dinheiro devido a leite de qualidade inferior ao recomendado. “Só no caso das células somáticas, uma vaca que tem CCS acima de 500.000/ml de leite pode produzir até 350 litros a menos durante o ano”, informou.

Ao analisar onde o produtor deve concentrar esforços para aumentar a rentabilidade da atividade, o pesquisador da CCGL Tecnologia, Wagner Beskow, destacou três passos: a definição do que se quer (quanto se pretende ganhar e onde aplicar), o conhecimento do mercado e a adoção de estratégias para obter bom resultado.

De acordo com Beskow, no momento de definir o planejamento da atividade, é fundamental que o produtor pense em motivar as pessoas que vão trabalhar com a produção de leite, sejam elas familiares ou contratados, definir um bom manejo alimentar, pensando em qualidade e quantidade, e ter sempre à mão os custos de produção.

A rentabilidade da produção de leite depende de muitas variáveis e exige um conhecimento profundo, mas se seguir essas estratégias, o produtor certamente terá bom resultado”, garantiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado