Uma pesquisa realizada entre adolescentes encontrados na comunidade digital Habbo revelou que os jovens se identificam mais com os amigos estabelecidos por meio de relações on-line, em redes sociais, do que com os vizinhos de bairro ou com a turma “offline”. O estudo, baseado em uma pesquisa feita com 4,299 mil jovens do Reino Unido, Espanha e Japão, aponta que os laços estabelecidos entre grupos na rede são quase tão fortes quanto as ligações familiares. As três nacionalidades produziram resultados semelhantes.
Habbo é um site popular entre os jovens, desenvolvido pela Sulake Corporation. O site tem cerca de 15 milhões de visitantes únicos por mês, sendo que 90% desses internautas têm entre 13 e 18 anos. O estudo, realizado pelo pesquisador Vili Lehdonvirta, do Helsinki Institute for Information Technology, e pelo professor Pekka Räsänen, da Universidade de Turku, da Finlândia, foi publicado na maior revista internacional de pesquisa sobre jovens.
Os autores do estudo destacaram a importância dos grupos sociais no desenvolvimento dos valores e da identidade dos adolescentes. O estudo teve como enfoque a preferência dos jovens por grupos digitais, em troca das tradicionais turmas sociais, que, segundo a análise, estão enfraquecendo em alguns países desenvolvidos.
Os resultados confirmaram que grupos on-line podem atuar com influência psicológica entre os jovens. Os autores concluíram que jogos e redes sociais deveriam ser vistos como contextos cruciais para a identificação dos jovens de hoje.
Leia Também

Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal

Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van

Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista

Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos

Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos

Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas

Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença

Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
