Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Alunos de Nova Andradina desenvolvem projeto sobre diabetes

6 Jul 2006 - 09h51
Os alunos da Escola Estadual Professora Nair Palácios de Souza, em Nova Andradina, município localizado a 288 quilômetros de Campo Grande, realizam desde a semana passada o projeto "Diabetes Mellitus: a prevenção é o melhor caminho", que visa conscientizar a comunidade escolar, os pais e a sociedade em geral acerca dos riscos do diabetes, uma doença crônica que atinge pelo menos 15 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Preparados durante um mês, com aulas e pesquisas sobre o tema, 800 estudantes dos três turnos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio deram início ao projeto no dia 26 de junho, atuando como alvos e agentes de uma verdadeira campanha pela prevenção do diabetes em Nova Andradina.

Conforme o diretor da escola, Acácio Luiz Sampaio, inicialmente foi feita uma triagem entre os jovens a fim de identificar possíveis pré-dispostos a portar a enfermidade. Foi formulado um questionário com perguntas sobre os hábitos alimentares e pessoais de cada aluno e a ocorrência de casos da doença na família.

Pelo menos 250 estudantes se encaixaram no quadro de risco e, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e laboratórios de análise particulares, foi disponibilizado material e apoio profissional para que fossem feitos exames de medição de glicemia, ou seja, a taxa de açúcar no sangue, dos alunos.

A programação da campanha incluiu a integração de familiares e responsáveis pelos jovens, que assistiram a uma palestra sobre obesidade e diabetes, ministrada pela médica nutróloga Cláudia Regina Pedroso.

Para inserir a população no contexto do projeto, na quarta-feira 28 de junho foi organizada a ida dos alunos ao centro comercial da cidade, onde foram distribuídos panfletos educativos com informações básicas sobre o diabetes e de como fazer o diagnóstico precoce da doença.

Acompanhados pela Polícia Militar, os estudantes fizeram a divulgação nas ruas centrais do município, estabelecimentos comerciais, agências bancárias e no posto da Polícia Rodoviária Federal. Houve, ainda, a explanação do tema na mídia local, com a visita de alunos e professores a emissoras de rádio e a redações de jornais.

Em continuidade à iniciativa, os resultados das análises de glicemia dos estudantes serão encaminhados à escola e os pais dos jovens diagnosticados com o diabetes ou propensos à enfermidade devido obesidade ou sintomas característicos serão informados para que iniciem o tratamento providencial dos filhos.

Além de educativo, o projeto serviu como nota para as disciplinas de Biologia e Ciências. “Percebi grande interesse dos alunos na pesquisa e na transmissão de informações. Isso beneficia os pais, como um alerta”, definiu Sampaio, lembrando que há pelo menos seis anos a unidade de ensino promove eventos semelhantes na área da saúde.
 
 
 
 
Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis