Menu
SADER_FULL
quinta, 11 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Alta no preço do café não chega ao produtor rural

8 Jul 2010 - 13h28Por Conjuntura Online

A escassez de chuvas no Espírito Santo no início de 2010 ainda se reflete no setor cafeeiro capixaba. Como o grão não se desenvolveu suficientemente, a produção perdeu tanto em quantidade e como em qualidade.

O reflexo será sentido pelo consumidor, que deve enfrentar alta de 12% no preço da bebida, como tem anunciado o Sindicato das Indústrias de Torrefação e Moagem de Café do Estado do Espírito Santo – Sincafé, valor que não é repassado ao produtor rural.

“Perdemos cerca de 30% de nossa colheita da última safra por conta da falta de chuva. O preço da saca de café hoje, não cobre nem o custo da produção, que cresceu aproximadamente 30% em relação a 2009.

Valor decorrente da elevação do preço da mão de obra, dos insumos e dos investimentos em tecnologias para a melhoria da produção.

A situação é realmente preocupante”, comenta o presidente da Comissão Técnica de Café da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo - Faes, José Umbelino de Castro.

Um agravante para os cafeicultores é a falta de incentivo do Governo Federal que ainda não liberou o financiamento para colheita do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira).

Os capixabas já colheram cerca de 60% do café das lavouras, e ainda não tiveram acesso ao dinheiro, que ajudaria nessa fase. Prejuízo para os cerca de 60 mil produtores de café do Espírito Santo.

Entre agosto e setembro, 47 milhões sacas de café vão entrar no mercado, segundo estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

“Se o Governo não lançar um programa de sustentação de preços, a tendência é que o produtor receba bem menos e amargue prejuízos ainda maiores”, enfatiza José Umbelino.

Leia Também

NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas
ESTERILIZAÇÃO
Senado aprova redução da idade mínima para realização de laqueadura
ASSUSTADOR
VÍDEO: Tromba d´água é registrada no Litoral e assusta moradores
TEMPESTADE
Temporal derruba teto de UTI covid em hospital e pacientes são transferidos às pressas
COVID NO BRASIL
Brasil registra 365 mortes e 30,2 mil casos de covid-19 em 24 horas