Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Alíquota de 17% sobre o diesel gera impacto negativo em MS

10 Set 2010 - 16h45Por Fátima News com Assessoria

Um estudo a respeito do impacto da alíquota de 17% do ICMS sobre o óleo diesel comercializado no Estado foi entregue pelos diretores do Sinpetro ao governador André Puccinelli com o objetivo de ser analisada a possibilidade de redução da carga tributária sobre o produto. No levantamento, além de comprovar com números ser possível a redução sem que haja queda na arrecadação, os empresários apresentam dados preocupantes: enquanto que a área plantada subiu significativamente, o consumo de diesel vem caindo cada vez mais.

De acordo com Mário Shiraishi, presidente do Sinpetro, a intenção dos empresários ao se reunir com o governador e promover a entrega do documento foi a de sensibilizá-lo no sentido de que é possível reduzir de 17% para 12% a alíquota do ICMS sobre o diesel sem que haja redução na arrecadação.

Isso porque, conforme explicou, os preços do produto em Mato Grosso do Sul passariam a ser menores. “Em função da nossa alíquota de 17%, os transportadores abastecem seus caminhões em Estados como São Paulo, onde a alíquota é de 12%. Caso tivéssemos uma alíquota semelhante, teríamos também preços competitivos e, consequentemente, um maior consumo”, argumentou o empresário.

É justamente tomando como base o aumento do consumo que os estudos do Sinpetro – que tiveram como base dados da Agência Nacional de Petróleo, Secretaria de Fazenda de MS e do IBGE – demonstram a viabilidade de ser não apenas mantido, mas até ampliado o volume de recursos arrecadados pelo governo estadual com a venda do óleo diesel.

Com a redução da alíquota, de 17% para 12% e a consequente redução do preço médio ponderado ao consumidor final (pauta do diesel), as vendas serão incrementadas em pelo menos 40%. Esse aumento é explicado devido ao preço do combustível no Estado do Mato Grosso do Sul, que se tornaria compatível aos aplicados nos demais.

“Essa redução implicará na reabertura de postos fechados e instalação de novos empreendimentos. O aumento da arrecadação também ocorrerá em função de atividades agregadas ao transporte rodoviário, como o escoamento da produção agrícola, e à cadeia de produção em geral”, explicou Mário Shiraishi.

Ele destacou, ainda, que tal iniciativa resultará em benefícios para toda a sociedade, uma vez que praticamente tudo gira em torno do transporte rodoviário e, diante disso, a diminuição de custos para o transportador resultará em melhores preços dos produtos para o consumidor final.

Distorções

A diferença na alíquota do ICMS entre Mato Grosso do Sul e outros Estados, segundo os estudos do Sinpetro, vem gerando situações conflitantes. Uma delas diz respeito à variação entre a área plantada e o consumo de óleo diesel no Estado. De acordo com dados do IBGE, entre os anos de 2000 e 2009 a área cultivada no Estado cresceu 57,56%, passando de 2.054.891 de hectares para 3.237.748 de hectares.

Mesmo com o crescimento da área plantada em mais de 57%, o que implicou no aumento do consumo de óleo diesel na agricultura do Estado, o consumo de óleo Diesel, no mesmo período em MS aumentou apenas 3,88%. A situação piorou a partir de 2004, quando os Estados vizinhos baixaram a alíquota de 17% para 12%. Nesse período, o volume total de vendas em Mato Grosso do Sul foi negativo: - 3,54%.

“Como explicar aumento da área plantada, aumento da produção e consequente aumento no transporte para escoamento da produção sem reflexos na venda de óleo diesel?”, questiona Mário Shiraishi. Na verdade, os caminhões que trafegam em território sul-mato-grossense contêm tanques que lhes dão autonomia para passar pelo Estado sem a necessidade de serem abastecidos. O abastecimento é feito em Estados vizinhos.

Acabar com essa distorção, ampliar o consumo de diesel no Estado, promover a reabertura de postos de foram fechados, criar novos postos de trabalho e aumentar o volume de recursos arrecadados pelo governo por meio da tributação de 12% sobre o óleo diesel são as principais conclusões do estudo entregue pela diretoria do Sinpetro ao governador André Puccinelli, que se comprometeu a estudar a questão com a sua equipe técnica.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido