Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Aliança com adversários abre nova crise no PT em MS

7 Jan 2011 - 17h10Por Dourados Agora

A disputa pela prefeitura de Dourados, cuja eleição suplementar ocorrerá em 6 de fevereiro, abriu nova crise política nos quadros do PT devido ao fato de o partido ter se aliado ao DEM, indicando a professora Dinaci Ranzi como candidata a vice-prefeita na chapa do democrata Murilo Zauith.

Por causa disso, o ex-governador Zeca do PT voltou a entrar em linha de colisão com o senador Delcídio do Amaral, a quem acusa de jogar o partido na lata do lixo.

Derrotado na disputa para o governo estadual nas eleições do ano passado, Zeca não se conforma com a posição de seu partido que preferiu se aliar aos adversários a lançar candidatura própria.

O desejo do ex-governador e de uma ala petista era sacramentar a candidatura do vereador Elias Ishy na disputa pelo mandato tampão na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

Como a maioria dos delegados do partido decidiu pelo apoio à candidatura de Murilo, o grupo de Zeca resolveu mover uma ação na tentativa de virar a mesa e manter o nome de Ishy na disputa. Na esperança que isso aconteça, o vereador registrou sua candidatura na Justiça Eleitoral.

O desentendimento entre o grupo de Zeca e Delcídio ganhou atenção dos principais jornais do País. A Folha de São Paulo, por exemplo, destaca que o racha interno no PT de Mato Grosso do Sul deixou a cidade de Dourados em uma situação inusitada pelo fato de haver dois pré-candidatos petistas querendo concorrer à prefeitura na eleição extraordinária marcada para 6 de fevereiro.

A votação acontecerá após um escândalo de corrupção tirar do poder em outubro do ano passado o prefeito, vice-prefeito, presidente da Câmara e vereadores da cidade.

Na quinta-feira, último dia para que os candidatos protocolassem registro próprio, Ishi e o empresário Ricardo Demaman apresentaram seus nomes no Cartório Eleitoral como chapa pura para os cargos de prefeito e vice.

No entanto, uma convenção do PT municipal já havia homologado uma aliança com o DEM. A coligação "União por Dourados" que congrega outros 15 partidos.

O PT nacional recomendou que o municipal não se coligasse com o DEM. No diretório estadual do PT, o presidente Marcus Garcia apoia a aliança e o vice-presidente Rubens Alves é contra --ele entrou com recurso no diretório em Brasília pedindo que o caso fosse julgado.

De acordo com o Cartório Eleitoral, o juiz substituto Eduardo Machado Rocha ou a juíza Dileta Terezinha Souza Thomaz deverão julgar qual registro de candidatura entre os petistas é válido. A decisão deve sair nesta sexta-feira.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS