Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Aliados reagem ao apoio de Nelsinho à ministra Dilma Roussef

29 Jan 2010 - 10h23Por Conjuntura Online

 Líderes de partidos aliados reagiram com surpresa as declarações de apoio do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), à candidatura da ministra Dilma Roussef (Casa Civil) à Presidência da República.

Há dias, o prefeito prometeu pedir votos para a ministra justificando ser um gesto de lealdade a quem tem investido muito na Capital.

Nelsinho referiu-se, entre os investimentos do governo federal, a liberação de R$ 55 milhões para aplicação em mobilidade urbana e outros R$ 8 milhões para pavimentação asfáltica e combate a enchentes.

“Recebi a notícia com supresa. Acho uma posição extremamente pessoal e precipitada”, avaliou o deputado estadual Zé Teixeira, vice-presidente reginal do DEM, em entrevista nesta quinta-feira na Capital, onde esteve participando do ato de entrega de motoniveladoras à prefeituras.

Zé Teixeira sugeriu que o prefeito até poderia se posicionar favorável a Dilma Roussef, até porque a ministra deve caminhar junta com o PMDB, conforme o encaminhamento da aliança nacional entre as duas legendas, mas deveria ao menos esperar um posicionamento do governador André Puccinelli (PMDB).

“O prefeito deveria ter aguardado o tempo chegar, até porque ele faz parte da mesma coligação que o DEM e o PSDB”, lamentou o deputado, acreditando que trata-se de uma posição extremamente isolada e pessoal.

Líderes do PSDB também devem se reunir para discutir essa tendência de apoio de um peemedebista à candidatura de Dilma Roussef, conforme adiantou nesta quinta-feira o deputado estadual Ary Rigo (PSDB), após conversar sobre o assunto com o presidente regional tucano e colega de Assembléia Legislativa, Reinaldo Azambuja.

Particularmente, André Puccinelli está cético em relação a eventual apoio a ministra e ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), fato que tem deixado os dirigentes de partidos aliados ansiosos quanto à composição da chapa majoritária que disputará o governo de Mato Grosso do Sul em outubro.

Interferência

O presidente Lula e a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, serão chamados no início de março para intervir nos Estados, inclusive Mato Grosso do Sul, em que o partido não conseguir fechar acordo com o PMDB, conforme reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

A idéia é tentar convencer o ex-governador Zeca do PT a deixar o espaço livre para o projeto de reeleição do governador André Puccinelli (PMDB), embora o presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini (SP) considere o caso como perdido, ou seja, confronto inevitável em outubro entre os dois adversários.

"Em alguns lugares não podemos nos iludir", disse Berzoini, referindo-se a Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os rivais devem se confrontar nas eleições deste ano.

Nessas localidades, os líderes petistas, reunidos ontem, trataram de casos mais dramáticos, onde há pouca esperança de acordo e o confronto é inevitável.

A primeira interferência deve ser em Minas Gerais, onde o ministro Hélio Costa, do PMDB, disputa com os petistas Patrus Ananias e Fernando Pimentel a candidatura a governador.

Durante a reunião, dirigentes das duas legendas chegaram ao consenso de que lançar dois candidatos da base aliada no Estado seria "suicídio eleitoral": "A cultura política de lá não facilita a transferência de votos no segundo turno", disse Berzoini.

Já no Pará e na Bahia, Estados em que PT e PMDB já se conformaram em ter dois candidatos, eles vão definir regras: "Temos que ter uma proposta de procedimentos, com eles indo nos dois palanques, não indo em nenhum, ou juntando os palanques", disse o presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF