Menu
SADER_FULL
segunda, 10 de maio de 2021
Busca
Brasil

Algodão desenvolvido pela EMBRAPA é cultivado em Nioaque

25 Nov 2004 - 16h59
 

A Embrapa Agropecuária Oeste, com o apoio financeiro do Fundo para o Desenvolvimento da Cultura do Algodão de Mato Grosso do Sul e da FUNDECT, em parceria com a Embrapa Algodão e colaboração da prefeitura municipal de Nioaque, avalia anualmente diversas cultivares de algodoeiro nas condições do Assentamento Colônia Nova, no município de Nioaque.

Um dos objetivos do trabalho desenvolvido no Assentamento Colônia Nova, é identificar cultivares de algodoeiro adaptadas às condições dos sistemas de produção em uso pelos agricultores familiares do município de Nioaque.
 Quando o agricultor utiliza uma cultivar de qualquer espécie, indicada para as suas condições, a probabilidade de sucesso é maior.

Dentre as cultivares avaliadas, nas condições do Assentamento Colônia Nova, destacou-se a BRS Aroeira, desenvolvida pela Embrapa Algodão.

Desde os primeiros experimentos, BRS Aroeira apresentou elevado potencial de produção, quando comparada com outras cultivares.

A BRS Aroeira é uma cultivar especialmente recomenda para pequenos agricultores que utilizam a colheita manual, devido a fraca aderência da fibra à cápsula e ao tamanho do capulho.

 A BRS Aroeira é uma cultivar 6% mais produtiva do que as que estão sendo usadas no município e também é pouco exigente em fertilizantes químicos. Apresenta boa tolerância às principais doenças que atacam o algodoeiro e a aos nematóides. Sua resistência à viroses, permite que o pulgão seja controlado como praga e não como vetor de doenças, o que proporciona economia com inseticidas, além de reduzir os riscos de contaminação dos produtores e do ambiente. A fibra produzida pela BRS Aroeira, é de excelente qualidade.

Em função dos resultados obtidos em experimentos desenvolvidos nas condições dos agricultores do Assentamento Colônia Nova, nesta safra (2004/2005), será cultivada uma expressiva área com a cultivar BRS Aroeira.

A Embrapa Agropecuária Oeste com o apoio do Idaterra e da Prefeitura Municipal de Nioaque, já realizou dois dias de campo com o objetivo de mostrar aos agricultores da região as principais vantagens da cultivar.
Os produtores do Assentamento Colônia Nova se organizaram e, com o apoio da Prefeitura Municipal, compraram sementes da cultivar BRS Aroeira em Goiás, e estão iniciando o plantio.

 

Dourados News

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo