Urticárias, inchaços, coceiras, tosse, chiado no peito e até diarréias. Esses são os principais sintomas das alergias mais comuns causadas pela ingestão de alimentos.
Com o aumento do consumo de alimentos industrializados e a redução do tempo destinado às refeições, a incidência de casos de alergias e intolerância alimentar tem aumentado significativamente.
“A pressa e a busca da praticidade têm prejudicado muito a qualidade da nossa alimentação”, afirma a nutricionista Iara Oliveira, especialista em Nutrição Clínica Funcional.
A baixa qualidade da alimentação também provoca prejuízos ao sistema imunológico, diminuindo a resistência do corpo contra os agentes externos.
“Podemos explicar o sistema imunológico como sendo a proteção natural do corpo contra os invasores externos, antes que eles possam causar algum mal”, explica a nutricionista.
Por isso, diz ela, devemos ser mais criteriosos em relação aos nutrientes que ingerimos nos alimentos.
“Hoje em dia está na moda combater o açúcar, o sal e a gordura trans, mas esquecemos de coisas simples, como incentivar o consumo de mais alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes”, alerta Iara Oliveira.
Muitas das alergias mais comuns nos dias de hoje também são causadas por essa mudança nos hábitos alimentares.
O empobrecimento da qualidade da alimentação das pessoas é responsável pelo aumento dos casos de intolerância e alergias. Segundo a nutricionista, a maioria dos alimentos industrializados tem alergênicos na composição.
Os maiores alergênicos são os alimentos ricos em proteínas, como derivados de leite e produtos com soja, trigo, cevada, etc. Os alimentos que mais causam alergia são o leite, o ovo, o trigo, a soja, os oleoginosos (principalmente o amendoim) e os corantes artificiais.
Os casos de alergia podem ter como causa a predisposição genética, o sistema imunológico da pessoa ou mesmo a integridade orgânica funcional.
Para evitar casos de alergia, a nutricionista Iara Oliveira aconselha melhorar a qualidade da mastigação e a ingestão de alimentos melhores, como fibras naturais e líquidos.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

Fátima do Sul se despede da Maria do Carmo, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Super Missionários de luto pelo falecimento da guerreira Sandra Alencar em Culturama
