Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Aldo demite 1.163 funcionários após denúncia de "fantasmas"

12 Set 2006 - 16h15
A mesa diretora da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a demissão de 1.163 funcionários que ocupam cargos de confiança, os chamados Cargos de Natureza Especial (CNEs). O número representa 49% dos 2.365 servidores com este tipo de cargo na casa. As demissões ocorrem em resposta às denúncias do jornal Correio Braziliense de que grande parte destes funcionários estariam recebendo sem trabalhar.

"O que motivou nossa decisão foi a defesa da moralidade. Essa casa tem uma responsabilidade muito grande perante o país e tem que ter um comportamento acima da média nacional", afirmou o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

As demissões ocorrerão até o dia 3 de outubro e, até a mesma data, os nomes estarão publicados na internet. As vagas que permanecerem serão preenchidas por meio de concursos públicos. A Mesa Diretora também decidiu proibir que deputados contratem parentes de primeiro e segundo graus para cargos de natureza especial. Estes só poderão atuar em órgãos oficiais da Câmara, como a Mesa Diretora, Comissões, Conselho de Ética, Ouvidoria e lideranças.

Os deputados ficarão proibidos de contratar CNEs para trabalharem em gabinetes parlamentares, assim como também não poderão admitir esses servidores para atuarem fora de Brasília. Para garantir que as medidas sejam efetivamente implementadas, o presidente da Câmara disse que será apresentado um projeto de resolução, a ser votado no plenário da Casa, que vai garantir legitimidade às decisões tomadas pela Mesa Diretora.

Na reunião de hoje, a mesa aprovou também a contratação da Fundação Getúlio Vargas para realizar estudo sobre redução de gastos na Câmara.

 

 

Terra Redação

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço