Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

Aldeias poderão ter acesso gratuito à Internet

18 Nov 2009 - 17h41Por Fátima News, com Assessoria

Projeto do Ministério da Integração Nacional poderá

 

 beneficiar as Dourados com três unidades do  “Quiosque Cidadão”

 

 

 

As aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, poderão ser beneficiadas com a implantação de pelo menos duas unidades do Projeto “Quiosque Cidadão”, do Ministério da Integração Nacional. A viabilidade foi atestada pelo representante do Ministério, André Wogel, que esteve em Dourados no último sábado (14) visitando os locais apontados pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB) para receberem o benefício. Na sexta, Wogel esteve, juntamente com assessores do deputado, visitando também a Aldeia Amambai, em Amambai e a Fazenda Itamarati, em Ponta Porá , que também poderão ser beneficiadas com a proposta.

 

 

Especificamente em Dourados, o projeto poderá ser implantado nas escolas “Guateka”, situada na Aldeia Jaguapiru, recém inaugurada pelo governador André Puccinelli e na Escola Araporã, na Aldeia Bororó. Os dois locais, além de possuírem uma estrutura mínima para abrigar os computadores, também são pontos de acesso de um grande número de pessoas.

 

 

Segundo André Wogel, a implantação das unidades nesses dois locais depende, ainda, de ajustes que deverão ser feitos pelo Estado ou pelo Município nos prédios que poderão abrigar os quiosques. Ao final da visita, o representante do Ministério da Integração se comprometeu em fazer um relatório da situação encontrada e discutir, no Ministério e com o deputado Geraldo Resende, o que precisa ser feito para a concretização do projeto.

 

 

O que é

 

 

O Quiosque Cidadão é um projeto do Ministério da Integração Nacional que visa reduzir as desigualdades sociais por meio da inclusão digital imediata e oferta, para a população local, de alguns serviços, sendo o principal deles o acesso gratuito à Internet.

 

 

Cada Quiosque Cidadão conta com quatro computadores conectados à Internet, que trabalham com software livre. Os equipamentos são doados por órgãos públicos e recebem os ajustes necessários com recursos da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste, do Ministério da Integração Nacional (SCO). O projeto também treina funcionários escalados pelas prefeituras para orientar o uso dos terminais pelos cidadãos.

 

 

“O projeto Quiosque Cidadão, visa à inclusão digital de comunidades carentes. Nós instalamos computadores conectados à Internet banda larga em bibliotecas públicas, escolas ou em outros espaços públicos. O sistema computacional conta com softwares livres educativos, tais como os relativos ao meio ambiente, relacionamento racial, direitos e deveres do cidadão, prevenção às drogas, alcoolismo e doenças sexualmente transmissíveis, guia de profissões, entre outros”, explica André Wogel.

 

 

Para o deputado Geraldo Resende a proposta é fantástica. “Ao lutar para que as aldeias tenham acesso à Internet gratuita, estamos fazendo nossa parte no sentido de propiciar condições para o acesso à educação, ao esporte, ao lazer e à informação à comunidade indígena, como alternativa de combate à violência”, salientou.

 

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça