Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Alckmin venceu em 66 dos 78 municípios de MS

4 Out 2006 - 13h39
Com 247.618 votos a mais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato tucano Geraldo Alckmin venceu em 66 dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul, o que representa 84,6% das cidades do Estado. Alckmin conquistou 687.583 dos votos válidos (56,25%) e Lula 439.965 (35,99%). No próximo dia 29 um deles será eleito presidente do Brasil.

Candidato à reeleição, Lula conseguiu apoio inferior ao do candidato ao Senado, Egon Krakhecke, que conquistou 456.363 votos. Egon superou até mesmo o senador Delcídio do Amaral, a quem foram atribuídos 450.747 votos no último domingo. Se comparado ao primeiro turno de 2002, Lula também piorou. Naquele ano, obteve 446.438 votos válidos (41,5%). E isto que há quatro anos o Estado tinha 150 mil eleitores a menos.

O candidato tucano venceu em três dos cinco maiores colégios eleitorais do Estado, Campo Grande (59% a 30%), Dourados e Ponta Porã. Lula, por sua vez, saiu vitorioso em Corumbá e Três Lagoas, além de ter vencido em Aquidauana e Anastácio, outro importante ponto de concentração de eleitores.

Excluindo Sonora, Três Lagoas, Selvíria e Dois Irmãos do Buriti, as outras cidades em que Alckmin perdeu estão todas na região de fronteira ou na região pantaneira.

A maior vantagem do tucano ocorreu em Figueirão, transformado em município há dois anos. Dos 1.345 eleitores que compareceram às urnas, 74,9% votaram em Geraldo Alckmin, contra 21,2% que preferiram o petista. Em Alcinópolis, localizada na mesma região do Estado, o desempenho do tucano foi semelhante, 74% a 21,5%.

Lula por sua vez, obteve vitórias apertadas em quase todos os 12 municípios. Em Anastácio, por exemplo, o percentual foi de apenas 0,4%. Em Aquidauana, separada de Anastácio somente pelo Rio Aquidauana, a diferença foi de um ponto percentual 46% a 45%.

Em Ladário, berço eleitoral do senador Delcídio do Amaral, o presidente obteve o melhor desempenho, 57% a 33%. Em Corumbá, terra natal do senador e que fica ao lado de Ladário, a diferença também foi expressiva, 55% a 34%. Em Tacuru, único município que até hoje elegeu um prefeito do Partido Verde no Estado, cidade próximo da fronteira com o Paraguai, o petista também apresentou bom desempenho, 58% a 38%. Outra cidade fronteiriça onde o PT se saiu bem foi em Coronel Sapucaia, com 22 pontos de vantagem, 58% a 36%.

Os eleitores de Figueirão, que deram a Alckmin o melhor resultado, também atribuíram a André Puccinelli vitória esmagadora, com 85,4% dos votos válidos. O mesmo ocorreu na região de Ladário e Corumbá, onde Lula disparou. Delcídio do Amaral ficou com 82% dos votos para governador, o que mostra que grande parte dos eleitores praticou o chamado voto casado. André Puccinelli, que venceu em 71 dos 78 municípios, conseguiu apoio de 726.806 eleitores, contra 687.583 atribuídos a Geraldo Alckmin, uma diferença de apenas 39 mil votos.

 

 

Correio do Estado


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente