Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Alckmin vence Lula na pesquisa em MS

18 Jul 2006 - 09h24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontado como grande favorito na corrida presidencial em nível nacional, perde em Mato Grosso do Sul para o seu principal rival, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB).

Na pesquisa da Tendência realizada para o Correio do Estado/TV Campo Grande, Alckmin sai na dianteira com 37,3% das intenções de voto, deixando Lula para trás, com 28,8%. A diferença entre os dois é de 8,5 pontos percentuais para uma margem de erro estimada em 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos numa amostra de 1.200 entrevistas.

A terceira colocada na preferência do eleitor sul-mato-grossense é a senadora Heloísa Helena (PSOL), com 8,7% das intenções de voto. A candidata Ana Maria Rangel (PRP) aparece com 1,3% na preferência do eleitorado, fica embolada com o senador Cristóvam Buarque (PDT), com 0,9%, Rui Costa Pimenta (PCO), com 0,5%, José Maria Eymael (PSDC), com 0,4% e Luciano Bivar (PSL), com 0,2%.

Não votariam em nenhum candidato apresentado 7,8% dos eleitores entrevistados em Mato Grosso do Sul. Os indecisos somam 14,1%.

A surpresa foi Ana Maria Rangel, que é de um partido nanico e desconhecido, estar na frente de Cristóvam Buarque que tem um partido, o PDT, estruturado em quase todos os municípios de Mato Grosso do Sul, com a maior bancada na Assembléia Legislativa (sete deputados), com maior número de prefeitos (17) e forte candidatos a deputado estadual e federal.

A diferença dos números dos dois está, porém, dentro da margem de erro estimada em 2,8% para mais ou para menos. Com esta margem, Ana Maria e Cristóvam Buarque estão tecnicamente empatados na preferência do eleitor do Estado para a sucessão presidencial.

Além disso, a candidatura de Ana Maria está sub judice porque no seu partido há grupos lutando internamente para expulsá-la e consequentemente tirá-la da disputa presidencial.

Metodologia – A pesquisa realizada pela Tendência foi contratada pelo Correio do Estado/TV Campo Grande. O levantamento sobre o desempenho dos candidatos a presidente da República ao Senado foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 1.948/06 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 011/06.

A Tendência ouviu 1.200 eleitores no Estado entre os dias 9 a 12 deste mês. A margem de erro estimada para esse estudo é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando-se nível de confiança de 95%.

A amostra obtida está de acordo com o universo da população por região e tamanho da cidade, sem necessitar, portanto, de qualquer ponderação. Os domicílios dentro dos quarteirões foram sorteados de forma sistemática com intervalo de três casas e início aleatório.

 

 

Correio do Estado

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro