Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 18 de maio de 2021
Busca
Brasil

AL entrega título de Cidadão de MS a herói japonês

13 Dez 2004 - 10h09
Nesta segunda-feira, às 20h, durante sessão solene, a Assembléia Legislativa entrega o título de Cidadão Sul-mato-grossense a Hiroo Onoda, 82 anos, herói japonês da Segunda Guerra Mundial. Ele reside em Mato Grosso do Sul desde 1975, na Colônia Jamic, em Terenos, onde é produtor rural e associativista. O título foi proposto pelo deputado estadual Akira Otsubo e aprovado pelos demais parlamentares.

Hiroo Onoda é protagonista real de uma grandioso enredo, narrado em seu livro de memórias – “Os Trinta Anos de Minha Guerra”. Oficial (tenente) do Exército Japonês, oferecendo resistência com o seu contingente, nas selvas filipinas, ao término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, ele recusou-se a acreditar no final do conflito e, durante três décadas, obstinou, mesmo em face de sucessivas baixas, até restar sozinho, em cumprir as missões de guerra para as quais fora destacado.

Chegando ao Brasil, Mato Grosso do Sul, em 1975, adquiriu terras na região de Várzea Alegre – Colônia Jamic – Terenos, ajudando a fundar a Associação Nipo-Brasileira. Por 10 anos trabalhou com bovinocultura de corte. Na década de 80, projetou e construiu em Campo Grande a “Casa de Estudantes” para atender filhos dos imigrantes. Ele voltou ao Japão, onde criou uma fundação voltada ao aperfeiçoamento do corpo e da alma dos jovens, recebendo do Ministério da Educação do Japão, em 1999, o Diploma de Mérito de incentivo à educação social dos jovens. Hoje, Hiroo Onoda dedica-se à fundação que preside no Japão e, também, às atividades rurais que desenvolve em MS.

Para o deputado estadual Akira Otsubo, é um privilégio muito grande para o Estado ter uma personalidade conhecida internacionalmente como Hiroo Onoda. Ele disse que o título é o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo japonês ao Estado. Além de estar feliz com a homenagem, Onoda disse que a concessão do título é um orgulho porque MS tem a segunda maior colônia japonesa do Brasil.
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NO HARAS
Vaqueiro morre ao ser arrastado por boi durante vaquejada, em Paranatama; veja vídeo
Foto: Divulgação/Instagram LUTO NA MÚSICA
MC Kevin morre aos 23 anos no Rio de Janeiro
SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho