O Departamento e o Conselho de Meio Ambiente de Caarapó estão promovendo uma série de palestras nas escolas da cidade, no período de 19 a 23 deste mês, quando se comemora a Semana da Água. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre a utilização racional da água, um bem natural que, segundo especialistas, tem os dias contados para acabar.
As palestras também têm a participação de membros do Departamento de Vigilância Sanitária e da equipe de Controle de Vetores, responsáveis pelas questões de prevenção da dengue e do manejo de caramujos africanos, de grande incidência em Caarapó.
O chefe do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Caarapó, Ireu Natal Barros, informou que cada escola vai ganhar um kit ambiental composto de 560 recipientes para plantio de sementes e adubo orgânico. “A finalidade é incentivar os alunos a produzir mudas de árvores de essência nativa que serão utilizadas na recuperação das nossas matas ciliares”, disse Barros.
A recuperação da vegetação ciliar já começou em Caarapó, com a execução do “Projeto Verde”, que tem a participação da rede escolar, prefeitura, Câmara de Vereadores e Sindicato Rural. “Estamos realizando ações de reflorestamento nas margens dos nossos córregos para podermos preservar a vida natural que ainda existe”, pondera o professor José Rodrigues dos Santos, membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Ele esclarece que as mudas são fornecidas pelo Sindicato Rural, sob a coordenação de Nilson Fiorenza, que também é membro do Conselho. Rodrigues também chama a atenção para a discussão em torno do futuro do planeta e defende a adoção de medidas drásticas para reverter a catástrofe anunciada. “Todos devem participar, cada um a seu modo, com ações de preservação da vida na Terra”, argumenta.
As ações do Departamento de Meio Ambiente de Caarapó têm o acompanhamento constante do prefeito Mateus Palma de Farias (PR). Para o chefe do Poder Executivo municipal, ainda há tempo para socorrer a Terra, que tem sido agredida pela ação humana. “O sinal de alerta já está dado, o que exige que façamos alguma coisa se quisermos garantir a existência de gerações futuras no planeta Terra”, concluiu o prefeito.
Fátima News
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIP