Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de fevereiro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Agropecuária volta a crescer após quatro trimestres em queda

9 Jun 2010 - 10h59Por Folha Online

A produção agropecuária brasileira voltou a crescer, após quatro trimestres consecutivos em queda, segundo dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De janeiro a março, a alta foi de 5,1% ante igual período em 2009. No terceiro trimestre de daquele ano, a agropecuária registrou retração de 9%, na mesma comparação.

A recuperação foi puxada pela produçao de soja, que avançou 19,2% ante o primeiro trimestre de 2009. As produções de algodão (6,5%) e milho (4%) também cresceram nos três primeiros meses do ano, ao contrário das safras de arroz (-9,7%) e fumo (-8,9%).

"2009 não foi um bom ano para a agropecuária, mas está havendo uma recuperação agora", afirmou a gerente de contas trimestrais do IBGE, Rebeca Palis.

O setor de serviços teve incremento de 5,9% ante o primeiro trimestre de 2009, influenciado principalmente pelo desempenho recorde do comércio, que teve elevação de 15,2% nessa comparação.

Subiram ainda os serviços de transporte, armazenagem e correio (12,4%), intermediação financeira e seguros (9%), serviços de informação (2,6%) e administração, saúde e educação pública (2,3%).

Crescimento

Em ritmo mais forte de expansão após a crise, a economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre de 2010, ante o mesmo período do ano passado, a maior variação desde o início dessa base de comparação na série histórica, em 1996.

Frente ao quarto trimestre, a alta do PIB foi de 2,7%, registrando o maior aumento nesse comparativo desde a expansão contabilizada no primeiro trimestre de 2004 (2,8%).

O PIB, que mostra o comportamento de uma economia, é a soma dos bens e serviços produzidos por um país --é formado pela indústria, agropecuária e serviços.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FEMINICIDIO
Mulher é morta com tiro na cabeça na frente dos filhos
FAMOSOS
Chorando, sertanejo Zezé di Camargo faz grave revelação sobre luta de seu pai contra doença
APLICATIVO
Justiça trabalhista admite como prova conversas por WhatsApp
ATENTADO A ESCLARECER
Deputado federal de MS diz que seu carro foi atingido por 5 tiros e que revidou
MEDULA ÓSSEA
Jovem fica paraplégica por causa de um piercing
ABSURDO
Professora é envenenada em sala de aula por alunos do 4º ano
COMOÇÃO
Despedida de Júlia é um dos velórios mais tristes que Brasília já viu
FAMOSIDADES
Pai do sertanejo Zezé di Camargo, está em situação gravíssima de saúde
VICENTINA - PESQUEIRO 7 BELLO
Domingo especial no Pesqueiro 7 Bello com almoço e o 3º Torneio de Pesca Esportiva em Vicentina
FAMOSIDADES
“Já estou com saudades”, lamenta Ana Maria Braga pela morte da cachorrinha