Menu
SADER_FULL
terça, 18 de maio de 2021
Busca
Brasil

Agricultores ganham trator para pesquisas com soja

13 Dez 2004 - 13h49
Por ser uma cultivar de grande expressão no Estado, a soja - que na última safra registrou um crescimento de cerca de 8% na área plantada com uma extensão de aproximadamente 2 milhões de hectares - ganhou esse ano um exclusivo programa de monitoramento a ferrugem da soja e por último vai celebrar hoje, a partir das 16h, na Pinesso Veículos, uma nova parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada: a entrega de um trator zero km que servirá como instrumento de pesquisa para o desenvolvimento de novas cultivares.

Assinam o termo o secretário de Estado da Produção e do Turismo
(Seprotur), Dagoberto Nogueira Filho e o diretor-presidente da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Mato Grosso do Sul (Aprossul), Carmélio Romano Roos. A partir da assinatura do termo de permissão de uso, que terá um vigor de dois anos - até dezembro de 2006 - a Aprossul dará início a mais uma série de pesquisas nos municípios de Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Campo Grande.

\"Já estamos finalizando a plantação e devemos trabalhar com uma série de 50 mil linhagens. Dessas, apenas três ou quatro variedades são obtidas com sucesso ao longo de aproximadamente oito anos. Até parece pouco em comparação com período dispensado e o investimento - que é de cerca de R$ 500 mil - mas se comparado com o retorno o sucesso é garantido\", garante Carmélio Roos ao explicar que a pesquisa proporciona sementes mais bem adaptadas ao Estado, com um alto nível reprodutivo, resistente a doenças, além da garantia de um material próprio. No quesito soja transgênica, afirmou Carmélio, \"ela também será alvo de nossas pesquisas\".

HISTÓRICO

Essa é a segunda vez, esse ano, que a Seprotur firma uma parceria desse tipo. A primeira celebração aconteceu em fevereiro, quando a Fundação Chapadão recebeu um trator, nos mesmos termos aqui apresentados, para viabilizar a instalação de uma unidade experimental de pesquisa em diversas culturas nos municípios de Chapadão e Três Lagoas.

Já para 2005 mais duas entidades serão beneficiadas pelo mesmo sistema: a Embrapa Agropecuária Oeste e a Fundação MS. No primeiro caso será entregue um trator, uma plantadeira e um caminhão. Na seqüência, a Fundação MS celebrará o termo de permissão de uso de um trator. Em todos os casos apresentados a iniciativa está relacionada ao uso dos equipamentos como instrumento de pesquisa.

SERVIÇO

A Pinesso Veículos fica localizada na Avenida Bandeirantes, n° 3.270
Bairro Guanandi. Mais informações pelo telefone 318-5044.
 
 
MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NO HARAS
Vaqueiro morre ao ser arrastado por boi durante vaquejada, em Paranatama; veja vídeo
Foto: Divulgação/Instagram LUTO NA MÚSICA
MC Kevin morre aos 23 anos no Rio de Janeiro
SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho