Produtores de mandioca já podem utilizar o crédito agrícola e os benefícios do Proagro para o financiamento das lavouras. As variedades exploradas em Mato Grosso do Sul já foram incluídas no Cadastro de Cultivar Local, Tradicional ou Crioula da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, condição exigida para a inclusão nos programas de crédito.
A cultura da mandioca é de grande importância social e econômica para Mato Grosso do Sul, gerando emprego e renda para agricultores familiares. Hoje são mais de 26 mil hectares (dados do IBGE/levantamento sistemático de produção agrícola de dezembro de 2010) plantados em todo o Estado. A cultura utiliza muito o crédito rural Pronaf para financiamentos das lavouras e um dos maiores entraves existentes era a falta de registro das cultivares exploradas no RNC (Registro Nacional de Cultivares).
O problema veio à tona através de um relato do Prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, durante uma plenária do CEDRS/MS (Conselho Estadual de desenvolvimento Rural Sustentável). A responsabilidade de buscar uma solução para reverter a situação ficou a cargo da Embrapa CPAO de Dourados, que de imediato buscou o o registro das variedades exploradas em Mato Grosso do Sul como variedade crioula no MDA (Ministério do desenvolvimento Agrário), possibilitando assim o enquadramento nos financiamentos.
Confira relação das cultivares incluídas no Cadastro de Cultivar Local, Tradicional ou Crioula/MDA:
- Fécula Branca
- Espeto
- Fibra
- Olho Junto
- Cascuda
- Baianinha
- Nega Maluca
Deixe seu Comentário
Leia Também

Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras

Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos

Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece

Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro

Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem

Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22

Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos

Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho

Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
