Menu
SADER_FULL
domingo, 16 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Agraer firma parceria para desenvolvimento da apicultura em MS

10 Mar 2010 - 11h27Por Assessoria

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) assina nesta quarta-feira (10) um Termo de Cooperação Técnica com a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA).

 

A parceria será realizada com o objetivo de viabilizar melhorias para a execução do levantamento apícola estadual, que está sendo realizado pela Agraer em 25 municípios da região do Pantanal e do Território da Grande Dourados.

 

Nas duas regiões, as ações estão sendo executadas tendo como base a metodologia utilizada pelo Programa Nacional de Georreferenciamento e Cadastro de Apicultores (PNGEO). A parceria com a CBA possibilitará que o Mato Grosso do Sul tenha acesso às capacitações e programas de geotecnologias aplicadas a apicultura contribuindo para o desenvolvimento e organização da atividade no Estado. “A utilização de metodologias padronizadas na coleta de informações é de fundamental importância para que se possam unificar futuramente os bancos de dados apícola entre os estados do Brasil”, destaca o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão.


Além dos 25 municípios que já estão sendo levantados, outros 53 municípios do Estado terão informações coletadas sobre a atividade apícola.O trabalho de coleta de informações é realizado pela Agraer e vai ao encontro das ações desenvolvidas pela agência, uma vez que 90% dos apicultores de Mato Grosso do Sul são agricultores familiares.


“A coleta de informações detalhadas sobre o setor favorece a implantação de políticas públicas e apoia os gestores na tomada de decisões que envolvem a atividade”, explica o gestor de Desenvolvimento Rural da Agraer, Ricardo Dias Peruca.


         A assinatura do TCT entre a Agraer e a CBA acontece a partir das 10hs na sede da Agraer, localizada no Parque dos Poderes, bloco 12.


O evento contará com a participação do diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão; do Presidente da CBA, José Gomercindo Corrêa da Cunha, além de representantes de associações estaduais de apicultores e integrantes da Câmara Setorial de Apicultura.

Leia Também

TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19
FAMILIA GRANDE
Mãe dá à luz quíntuplos em maternidade de São Paulo
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Por meio Dele Deus fez o Universo