Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Agentes de trânsito estão aquartelados

8 Jan 2010 - 05h38Por Gazeta On-line


Atualizada às 14h39

Os agentes da Guarda de Trânsito de Vitória estão aquartelados na tarde desta quinta-feira (7), na sede da corporação. Eles aguardam uma reunião com o secretário de Segurança Urbana do município, João José Barbosa Sana. O encontro está marcado para as 16 horas.

Inicialmente estava prevista para a tarde desta quinta uma manifestação dos agentes pelas ruas da capital. Mas a categoria vai aguardar o resultado da reunião com o secretário para só então decidir quais medidas serão adotadas.

A categoria paralisou as atividades na manhã desta quinta-feira (07). Entre as reivindicações está o uso de armas durante o expediente. A administração municipal é contra, mas os agentes de segurança comunitária da guarda já trabalham armados.  Os agentes de trânsito afirmam que a administração municipal trata as duas categorias de forma diferente.

Greve

Apenas 30% dos 400 guardas de trânsito comunitário estão trabalhando no período de greve, segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória, Verônica Grillo. Ela ressalta que a paralisação é por tempo indeterminado, até que a prefeitura resolva o impasse junto à categoria. Enquanto isso, a prefeitura pediu apoio da Secretaria Estadual de Segurança e ao 1º Batalhão da PM para o reforço na segurança da capital, na ausência dos Guardas Municipais.

O entendimento da administração é de que o agente de trânsito deve saber se relacionar, deve conhecer muito bem o Código de Trânsito para desempenhar bem as suas funções de orientar, educar e fiscalizar o trânsito.

Em pontos que apresentam grande movimento de veículos e pedestres como no Parque Moscoso e no Terminal Rodoviário, no Centro, e no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, no bairro Goiabeiras, nenhum guarda de trânsito trabalhou no período da manhã.

Durante o percurso realizado pela equipe de reportagem, foram observados agentes de trânsito apenas próximo à Estação Porto, no Centro da Capital, e na Praia de Camburi, nas proximidades do Hotel Canto do Sol, por conta da realização de manutenção em um dos semáforos da região.

Opinião

Entre os motoristas e pedestres, as opiniões continuam divergindo. A atendente de loja, Vera Lúcia da Silva, 35 anos, é contra a liberação de armas para os agentes de trânsito. "O índice de criminalidade já é alto e com armas, ele pode aumentar ainda mais, gerar mais violência. Ainda mais que hoje em dia as pessoas querem agredir as outras por qualquer coisa", diz. Ela ressalta, porém, um outro fator. "Por outro lado também há muita violência no trânsito, o que é perigoso para o guarda. É uma situação complicada", conta.

A auxiliar de professor, Graziele Nascimento, 25 anos, acredita que a função dos guardas de trânsito é orientar os motoristas. "Eu acho que quem tem que andar armado são os policiais, que estão preparados para isso. O trabalho dos guardas é educar os motoristas, eles não têm preparo para usar armas", diz.

Já o empresário Marcelo Martinelli, 32 anos, acredita que as armas de fogo são necessárias para a segurança dos agentes de trânsito. "Eu sou a favor, porque é o jeito deles se defenderem da bandidagem. Hoje em dia, trabalhar é muito difícil", fala.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados