Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Agentes ameaçam envenenar detentos do PCC

4 Jul 2006 - 07h27
Em greve desde ontem, os agentes penitenciários do Estado de São Paulo estão planejando ações mais radicais contra a onda de atentados promovida pelo crime organizado contra funcionários de presídios paulistas - que teve o saldo de 13 mortes desde 12 de maio, quando tiveram início os ataques promovidos pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Caso as mortes não parem, agentes ameaçam envenenar a comida dos presos.

Ontem, o diretor jurídico do sindicato da categoria, Nílson de Oliveira, confirmou rumores sobre a ameaça de envenenamento: "A categoria está ameaçada, acuada. E um animal acuado é perigoso", afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo.

Oliveira salientou que o sindicato não concorda com os planos de "vingança", porém admitiu que não é possível controlar as ações dos 22 mil servidores da área penitenciária - que paralisaram as atividades em pelo menos 30 presídios e Centros de Detenção Provisória (CDPs) do total de 144 unidades prisionais do Estado, segundo dados da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Segundo estimativas do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária (Sindasp), porém, cerca de 80% das unidades estariam paradas. Em todas as unidades onde efetivamente há paralisação, os presos estão impedidos de receber visitas, encomendas de familiares e não podem conversar com seus advogados. A greve, diz o sindicato, prosseguirá hoje - sob ameaça de ocorrerem rebeliões de detentos em protesto.

A possibilidade de envenenar os presos foi inclusive anunciada para presos da Penitenciária 1 de Presidente Venceslau na última sexta-feira, de acordo com um agente que pediu anonimato.

"Antes, era uma conversa isolada. Mas agora ganhou adesão da maioria dos funcionários da nossa região, porque lidamos diretamente com os líderes do PCC e somos os mais ameaçados", declarou o servidor, que disse ainda ter adqurido ilegalmente um revólver para se proteger. O sindicato acredita que 30% dos agentes penitenciários e servidores as unidades prisionais estão circulando armados, temendo novos ataques.

Lembo quer liberar armas para agentes
O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), está trabalhando com o secretário da Administração Penitenciária, Antonio Ferreira Pinto, em projeto de lei que autorize os sevidores a andar armados fora do horário de trabalho. O projeto terá ainda de passar por votação na Assembléia Legislativa e, caso seja aprovado, demandará treinamento dos agentes pela Polícia Militar (PM).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS