Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Aécio exige que PSDB defina seu candidato ao Planalto até dezembro

28 Out 2009 - 10h26Por Conjuntura

O governador Aécio Neves (PSDB-MG) disse ontem que lançará sua candidatura ao Senado em janeiro se seu partido não decidir, até dezembro, qual será o candidato à Presidência.

"Se o partido em dezembro ainda não tiver decidido seu candidato a presidente, seja por prévias ou não, eu sou candidato ao Senado já a partir de janeiro. Não posso esperar. Preciso então cuidar de Minas", disse, após almoçar com o presidente do DEM, Rodrigo Maia. Aécio disse que tinha obrigação de informar a Maia da decisão de só esperar até o fim do ano: "Eu disse a mesma coisa aos meus colegas tucanos na semana passada" , afirmou, numa referência ao seu encontro com o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.

Após o almoço, Maia -que tem dado declarações de apoio à candidatura de Aécio à Presidência- afirmou que o mineiro "está dando o seu timing". "Ele não pode esperar até março. Pode ser muito tarde."

Na avaliação do democrata, Aécio está "candidatíssimo", mas avalia que, se for concorrer à Presidência, precisa se lançar já no início de 2010 para se tornar mais conhecido e construir alianças com outros partidos, inclusive da base aliada a Lula.

Rodrigo Maia disse que o mineiro teria condições de tirar partidos governistas da aliança da pré-candidata petista Dilma Rousseff, mas precisaria iniciar esse trabalho de agregar apoios no início do próximo ano.

Aécio tem mantido contatos com PSB, PDT e PTB e acredita que poderia, inclusive, mudar a posição dos peemedebistas, que firmaram um pré-compromisso com a candidata de Lula.
O anúncio de que lançará sua candidatura ao Senado em janeiro, no caso de indefinição sobre a candidatura presidencial tucana, faz parte da estratégia do governador mineiro de forçar um posicionamento oficial da parte do governador de SP, José Serra, que tem evitado assumir publicamente sua candidatura à sucessão de Lula.

O governador paulista gostaria de esperar até março para lançar sua candidatura a presidente. Tem sido pressionado a antecipar sua decisão tanto por tucanos como por democratas, que repetirão a aliança de 2006 para disputar a Presidência.

Disposto a empurrar a decisão para março, o governador José Serra disse ontem que ninguém o procurou pessoalmente nem por telefone para cobrar o anúncio de sua candidatura a presidente: "Não tenho recebido cobrança pessoalmente", disse Serra, após a inauguração do escritório da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em São Paulo.

Apresentando-se como sua seguidora no twitter, uma jornalista de Pernambuco perguntou sobre a pressão que sofre para que se manifeste até dezembro: "Não vou voltar a esse assunto. Estou preocupado com a gestão administrativa de São Paulo", alegou Serra.

Questionado, à chegada, sobre as declarações de Aécio, Serra não quis se manifestar: "Esse tititi não leva a nada".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho