Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Adiada a produção de goiaba em Naviraí

6 Jul 2006 - 14h30
O cultivo da goiaba em quatro municípios da região sul do Estado foi iniciado com o plantio em apenas 17 dos 40 hectares pretendidos pelos quatro municípios que participariam de um consórcio com a indústria Unifrutas, de Mirandópolis-SP. Os assentados da gleba juncal, em Naviraí e de os pequenos produtores de Angélica continuarão fora da atividade, na qual ingressaram agricultores de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul.
No Idaterra de Naviraí, o gerente do escritório local, Carlos Roberto Félix, disse que havia pelo menos 20 produtores dispostos a fazer o plantio de goiaba em Navirai, apesar de que o Banco do Brasil tivesse aberto uma linha de crédito especial. “O problema é que o enquadramento deles, de acordo com o plano safra do Pronaf, não permitia endividamento acima do teto de R4 30 mil, e a maioria dos convidados para aderir à produção, tinham assumidos compromissos anteriores”, explicou. O adiamento é de no mínimo um ano.
De acordo com o coordenar regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jair dos Santos, em Novo Horizonte do Sul, houve a adesão de dois produtores, que cultivaram uma área de sete hectares, que começará a produzir os frutos da variedade Novo Milenium, “conforme previsão dos técnicos agrícolas, a partir do final de 2007”.
Em Ivinhema, a cultura da goiaba está sendo implantada a partir do plantio já feito de 1,3 mil pés e estão sendo plantados mais 1,5 mil pés, perfazendo um total de 2,8 mil pés. O IBGE esclarece que a colheita só deve ser iniciada com previsão para o final de 2007, com 280 pés por hectare, o que indica que a produção deverá acontecer em dez hectares. O IBGE não recebeu a informação de quantos frutos poderão ser colhidos por pé ou por hectare.
De acordo com o engenheiro-agrônomo. Ronaldo Botelho, “o projeto deverá ser desenvolvida de forma integrada e é viável”. Ele lamenta que não tenha sido possível a participação dos produtores do assentamento Juncal no projeto e afirma que torce para que haja condições de adesão nos próximos anos. “eles, os assentados, podem plantar goiaba, mas também a outras opções de diversificação na fruticultura, como é o caso do abacaxi”.
A Prefeitura deve manter a proposta para o ano de 2007, com o envolvimento do município, para auxiliar no preparo do solo. o Banco do Brasil libera recursos para o investimentos em aquisição das mudas e equipamentos necessários para o desenvolvimento da atividade. Os produtores ficam responsáveis pelo cultivo e colheita das frutas e, o Idaterra presta a assistência técnica necessária. O projeto também garante a aquisição dos produtos pela Unifrutas (Mirandópolis-SP), que propõe o fornecimento das mudas de qualidade e também a compra da produção.
O projeto de fruticultura a ser desenvolvido em municípios do Cone Sul e Vale do Ivinhema pode garantir renda de até R$ 2 mil aos pequenos produtores interessados no plantio de goiaba. Segundo o prefeito de Ivinhema, Renato Câmara o projeto é o caminho mais curto e rápido para os pequenos produtores buscarem a capitalização de suas propriedades. Durante o desenvolvimento do projeto os produtores poderão plantar outras variedades de frutas.
 
Sul News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados