Menu
SADER_FULL
quinta, 9 de julho de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Acordos entre Brasil e Bolivia são do interesse de MS

8 Jul 2004 - 15h23
A visita de cerca de seis horas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza nesta quinta-feira a Bolivia, acompahado pelo governador Zeca do PT, servirá para assinar convenios e acordos de cooperação econômica. No total são seis pontos que deverão ser acordados pelos presidentes dos dois países. Desses, pelo menos cinco são de interesse direto do Estado de Mato Grosso do Sul, que tem o território boliviano como vizinho.

Além do entendimento para a implantação do pólo gasquímico Corumbá-Puerto Suarez e a pavimentação da rodovia Roboré-Puerto Suarez, trecho situado na fronteira com Mato Grosso do Sul, considerado importante no processo de integração econômica da América do Sul, entre os pontos já estabelecidos pelas chancelarias do Brasil e da Bolívia está o acordo para o acesso de brasileiros ao territorio boliviano com a apresentação apenas da carteira de identidade, e vice versa. Atualmente, o passporte é documento obrigatório para os cidadãos dos dois países que quiserem cruzar a fronteira.

“O Brasil já tem esse tipo de procedimento com outros países da América do Sul. Faltava a Bolivia. Com certeza isso representa mais um passo no caminho da integração sul-americana”, comentou o embaixador brasileiro na Bolivia, Antonino Mena Gonçalves, que já está em Santa Cruz de la Sierra a espera do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a novidade deverá estar em vigor no prazo máximo de dois meses.

Outra questão também de interesse direto de Mato Grosso do Sul, prevista na pauta de discussão durante a permanencia do presidente Lula e do governador Zeca do PT em Santa Cruz de la Sierra, diz respeito ao acordo batizado pelos bolivianos de “hermandad fronteriza”. Pela proposta, os bolivianos que residem na região de fronteira com o Brasil poderão usar os serviços de saúde, educação e de transporte brasileiros, como se estivessem em territorio boliviano.

Procedente de Puerto Iguazú (Argentina), onde aconteceu ontem e hoje a vigésima sexta reunião de cúpula do Mercosul (Mercado Comum do Sul), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca às 15h30 no Aeroporto Viru-Viru, situado a 15 quilometros do centro de Santa Cruz de la Sierra. Na comitiva estão o governador Zeca do PT e o presidente boliviano, Carlos Mesa.
 
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - REABERTURA COM SEGURANÇA
Hotel Águas de Bonito te espera com toda segurança e responsabilidade, bora pra Bonito (MS)?
SUSPEITOS COVID-19
Veja autoridades que se reuniram com Bolsonaro nos últimos dias, de acordo com a agenda oficial
ABSURDO
Indígena com Covid-19 sofre aborto espontâneo e recebe feto em garrafa de soro
VITIMA DA COVID 19
Após ficar 3 dias a espera de UTI Cacique xavante líder das causas indígenas morre com Covid-19
AUXILIO EMERGENCIAL
Caixa libera saques e transferências dos aprovados no terceiro lote nascidos em fevereiro
URGENTE - PRESIDENTE COM COVID-19
URGENTE: Bolsonaro testa positivo para coronavírus
PRESIDENTE NA LINHA
Bolsonaro está com sintomas de covid-19 e aguarda resultado de exame
CICLONE BOMBA
Efeitos do Ciclone: mais de 12 mil residências ainda estão sem energia elétrica
LIVE
Mulher de Porchat não foi a única: veja outros casos de nudez em lives
ECONOMIA
Nova gasolina a partir de agosto; combustível será mais caro, mas deixará veículos mais econômicos